- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA se preparam para enviar armas a Israel em meio à ameaça de ação em Rafah, diz mídia americana

© AFP 2023 / Jack GuezUma foto tirada de uma posição no sul de Israel em 16 de fevereiro de 2024 mostra fumaça subindo após o bombardeio israelense na Faixa de Gaza
Uma foto tirada de uma posição no sul de Israel em 16 de fevereiro de 2024 mostra fumaça subindo após o bombardeio israelense na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2024
Nos siga no
Planejada transferência de armas e bombas ocorre em um momento crucial do conflito em Gaza, quando Israel está em vias de lançar um ataque no sul do enclave. Desde o início da guerra, os EUA forneceram cerca de 21 mil munições guiadas com precisão para Tel Aviv.
Mesmo enquanto os Estados Unidos pressionam Israel para não prosseguir com a operação militar em Rafah, incluindo um telefonema feito pelo presidente Joe Biden ao premiê israelense Benjamin Netanyahu há dois dias atrás, Washington está se preparando para enviar bombas e outras armas para o país do Oriente Médio.
A entrega de armas proposta inclui bombas MK-82 e Munições Conjuntas de Ataque Direto KMU-572 que adicionam orientação de precisão às bombas, e fusíveis de bomba FMU-139, informou um relatório do The Washington Post, acrescentando que o valor é estimado em "dezenas de milhões de dólares".
Uma avaliação da proposta de transferência de armas elaborada pela Embaixada dos EUA em Jerusalém, e vista pela mídia, disse que o governo israelense solicitou "a aquisição rápida destes itens para a defesa de Israel contra ameaças regionais contínuas e emergentes". O jornal afirma que a entrega ainda está a ser revista internamente pela administração.
Centenas de atletas de 30 países participam da Corrida por Gaza no Protetorado de Wadi Degla, Cairo, Egito, 16 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2024
Panorama internacional
Egito está criando área na fronteira para eventual evacuação de Gaza, diz mídia
A ligação entre Biden e Netanyahu na quinta-feira (15) foi a segunda em menos de uma semana, evidenciando o desacordo entre as partes.
Porém, se o envio de armas norte-americanas se concretizar – em meio ao plano israelense de fazer uma operação terrestre no lugar para onde cerca de 1,4 milhão de pessoas estão abrigadas após serem forçadas a saírem de suas casas – mostra uma dupla condução estadunidense da situação.
A administração Biden tem enfrentado críticas por continuar a fornecer armas a Israel, à medida que se acumulam alegações de que armas fabricadas nos EUA foram usadas em ataques que mataram ou feriram civis, ressalta a mídia.
Panorama da Corte Internacional de Justiça (CIJ), a principal corte das Nações Unidas, em Haia, Países Baixos, 2 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2024
Panorama internacional
CIJ rechaça solicitação da África do Sul para impedir operação de Israel em Rafah
Washignton forneceu cerca de 21 mil munições guiadas com precisão a Israel desde o início da guerra, e as Forças de Defesa de Israel (FDI) utilizaram cerca de metade delas. De acordo com uma avaliação da inteligência norte-americana, as armas restantes são suficientes para Israel sustentar mais 19 semanas de combates em Gaza.
O jornal americano afirma que a Casa Branca encaminhou as questões ao Departamento de Estado e ao Departamento de Defesa, que se recusaram a comentar. O Ministério da Defesa de Israel e o gabinete do primeiro-ministro não responderam aos pedidos de comentários. Os militares israelenses encaminharam as questões ao Ministério da Defesa.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала