- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ucrânia fecha 'acordo histórico' de segurança com Alemanha enquanto estoques de armas se esgotam

© AFP 2023 / John MacdougallO chanceler alemão Olaf Scholz estende a mão para apertar a mão do presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky após sua conferência de imprensa em Berlim em 16 de fevereiro de 2024
O chanceler alemão Olaf Scholz estende a mão para apertar a mão do presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky após sua conferência de imprensa em Berlim em 16 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2024
Nos siga no
Os acordos com Berlim e Paris, cujos detalhes foram mantidos em segredo, provavelmente se assemelharão ao pacto de segurança de dez anos assinado por Kiev com Londres.
Enquanto a escassez de artilharia na Ucrânia ameaça forçar um novo racionamento de munições, o chanceler alemão Olaf Scholz e o presidente ucraniano Vladimir Zelensky assinaram um acordo bilateral de cooperação em segurança nesta sexta-feira (16), escreve a Bloomberg.

"O presidente Zelensky e eu assinamos hoje um acordo relativo aos nossos compromissos de segurança a longo prazo. Um passo histórico. A Alemanha continuará a apoiar a Ucrânia [...]", disse Scholz após a assinatura.

Kiev acordou um pacto semelhante com o Reino Unido no mês passado e assinará outro com o presidente francês Emmanuel Macron ainda hoje mais tarde.
A presidência francesa confirmou que um pacto de segurança seria assinado na noite de sexta-feira (16), mas não forneceu quaisquer detalhes sobre o seu conteúdo, afirma o canal France 24.
Casa dos Representantes dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2024
Panorama internacional
Câmara dos EUA pausa atividades até o dia 28 e 'pacote de ajuda' à Ucrânia segue indefinido
Zelensky classificou os acordos como "uma nova arquitetura de segurança para a Ucrânia".
"Uma nova arquitetura de segurança para a Ucrânia, bem como novas oportunidades. Estamos fazendo todos os esforços para acabar com a guerra o mais rapidamente possível em termos ucranianos [...]", disse o líder.
O presidente ucraniano está na primeira etapa da sua última viagem para reforçar a busca por munições. Após se reunir com Macron na capital francesa, viajará de regresso à Alemanha para a Conferência de Segurança de Munique, onde realizará uma série de reuniões bilaterais com líderes globais.
A Ucrânia já está efetivamente tendo que racionar a sua artilharia, uma vez que os fornecimentos de munições de aliados são insuficientes e o seu maior aliado, os Estados Unidos, vive um impasse no Congresso para novo envio de ajuda militar para Kiev, analisa a mídia.
A Bloomberg informou no mês passado que Kiev disse aos seus aliados que estava enfrentando uma escassez crítica e estava sendo superada em armas pela Rússia na proporção de três para um.
Soldado ucraniano em tanque com bandeira da Ucrânia, arredores de Kiev, 2 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2024
Operação militar especial russa
Ucrânia sofre com 3 vezes menos munição que Rússia e preocupa aliados europeus
A falta de capacidade de artilharia de Kiev pode se tornar tão crítica nos próximos dois a três meses que o país poderá ter de decidir onde concentrar um esforço mais restrito ao longo da frente de guerra, segundo pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas pela agência norte-americana.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала