- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Equador volta atrás e não vai fornecer armas russas aos EUA, diz embaixador

© Foto / Reprodução / Redes sociaisDaniel Noboa, presidente do Equador, durante discurso
Daniel Noboa, presidente do Equador, durante discurso - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2024
Nos siga no
O Equador cancelou sua decisão de entregar armas russas aos Estados Unidos, disse o embaixador russo no país sul-americano, Vladimir Sprinchan, à Sputnik após sua conversa com o presidente equatoriano, Daniel Noboa, nesta sexta-feira (16).
"Nesta sexta-feira ocorreu o encontro com o presidente do Equador, Daniel Noboa. Falamos detalhadamente sobre o estado atual das relações bilaterais, enfatizando as complicações que surgiram recentemente entre nossos dois países", relatou o diplomata.

"O lado equatoriano confirmou que o país, dado o seu estatuto neutro e membro permanente da ONU [Organização das Nações Unidas], não pode permitir ser arrastado para um conflito por qualquer uma das partes envolvidas", acrescentou.

Sprinchan respondeu "sim" quando questionado se isso significa que o país sul-americano não fornecerá armas russas aos Estados Unidos. Ele detalhou que o anúncio oficial será feito no início da próxima semana.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, participa de seu briefing semanal em Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2024
Panorama internacional
MRE russo: decisão do Equador de transferir equipamento da Rússia aos EUA ocorreu sob forte pressão
Noboa disse em janeiro que o Equador iria transferir equipamentos russos antigos para os Estados Unidos, apesar da posição contrária de Moscou. Em troca, segundo Noboa, o Equador receberia novos equipamentos no valor de US$ 200 milhões (R$ 993,4 milhões). Os equipamentos em questão não foram especificados.
O Equador é conhecido por usar helicópteros soviéticos Mi-171E e sistemas de mísseis antiaéreos portáteis Igla. Mais tarde, o Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar da Rússia disse que tal transferência de equipamento militar russo para terceiros é "inaceitável" sob um acordo entre Moscou e Quito.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала