- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Forças de segurança do Equador prenderam quase 3 mil pessoas desde o início do estado de emergência

© AFP 2023 / StringerMembros das Forças Armadas revistam homens durante operação de segurança em Quito, Equador, 10 de janeiro de 2024
Membros das Forças Armadas revistam homens durante operação de segurança em Quito, Equador, 10 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2024
Nos siga no
Desde o início do ano, quando foi declarada emergência e situação de ‘conflito armado interno’, as forças de segurança do Equador prenderam 2.763 pessoas, aponta balanço do governo divulgado neste domingo (21). Na ocasião, a fuga de um dos maiores chefes do narcotráfico no país fez eclodir a crise.
Com o decreto, foi iniciado o "Plano Fênix", pela polícia e o Exército, com o objetivo de combater as organizações criminosas que fizeram quase quadruplicar as taxas de homicídios no Equador.
Entre os dias 9 e 21 de dezembro, foram detidas quase três mil pessoas, sendo 158 acusadas de terrorismo, aponta comunicado da administração do presidente do país, Daniel Noboa.
Só nas últimas 24 horas, 185 pessoas foram detidas pelas forças de segurança. Ao todo, já foram realizadas 31 mil operações no período, sendo 82 de grande escala, com a apreensão de 1.003 armas de fogo, 4.802 explosivos e dispositivos explosivos, quase 36 mil munições, mais de 500 carros, 353 motocicletas e 15 barcos, além de 10,5 toneladas de drogas.
A crise na segurança pública do Equador começou após a fuga de dois líderes de grupos criminosos da prisão de Guayaquil, no início de janeiro.
O presidente Daniel Noboa decretou estado de emergência em 8 de janeiro para mobilizar as Forças Armadas.
Adolfo Fito Macías Villamar, chefe do tráfico equatoriano - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2024
Panorama internacional
Família do narcotraficante equatoriano Fito Macías é presa na Argentina e deportada para o Equador

Grupos criminosos invadiram até TV

Na noite de 9 de janeiro, criminosos começaram a incendiar carros e ônibus, além de explosões de bombas caseiras. No mesmo dia, um grupo armado invadiu o estúdio do canal de televisão TC, também em Guayaquil. Após isso, Noboa anunciou um 'conflito armado interno' e ordenou que o exército neutralizasse 22 grupos criminosos, que também foram declarados como organizações terroristas.
O atual líder do Equador chegou ao poder com o lema de combater a criminalidade, que assumiu proporções ameaçadoras. Só na última campanha eleitoral, o candidato à presidência pelo movimento político "Construir" (Construye), Fernando Villavicencio, e o líder do movimento político "Revolução Cidadã" na província equatoriana de Esmeraldas, Pedro Briones, foram mortos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала