- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE russo: decisão do Equador de transferir equipamento da Rússia aos EUA ocorreu sob forte pressão

© Sputnik / Sergei GuneevA porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, participa de seu briefing semanal em Moscou, Rússia
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, participa de seu briefing semanal em Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2024
Nos siga no
Representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, condenou a decisão do Equador de entregar equipamento militar de fabricação russa aos EUA, o que classificou como uma quebra "imprudente" de contrato.
O presidente equatoriano Daniel Noboa disse em janeiro que o seu país transferiria equipamentos russo e ucraniano antigos para os Estados Unidos em troca de novos no valor de US$ 200 milhões (R$ 989 milhões).

"Nossos parceiros estão bem cientes das disposições dos contratos, que incluem a obrigação de usar os ativos fornecidos para os fins declarados e de não os transferir a terceiros sem obter o consentimento apropriado do lado russo. Uma decisão tão imprudente foi tomada pelo lado equatoriano sob forte pressão de partes externas interessadas", disse Zakharova nesta sexta-feira (2).

Noboa não especificou o tipo de equipamento, no entanto, o Equador é conhecido por usar helicópteros soviéticos Mi-171E e sistemas de mísseis antiaéreos portáteis Igla.
Mais tarde, o Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar russo disse que tal transferência de equipamento para terceiros é "inaceitável" no âmbito do acordo entre Moscou e Quito.
Membros das Forças Armadas revistam homens durante operação de segurança em Quito, Equador, 10 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2024
Panorama internacional
Forças de segurança do Equador prenderam quase 3 mil pessoas desde o início do estado de emergência
No mês passado, quando o líder equatoriano surgiu com a ideia, o embaixador russo em Quito, Vladimir Sprinchan, disse que o equipamento militar fabricado na Rússia "é necessário para aqueles que sabem como utilizá-lo", acrescentando que "advertimos as autoridades que isso [a transferência para EUA] seria um passo pouco amigável".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала