Quais equipamentos de alta tecnologia protegem tanques russos durante os combates?

© Sputnik / Vladimir AstapkovichTanque russo de terceira geração T-14 Armata
Tanque russo de terceira geração T-14 Armata - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2024
Nos siga no
Conflitos em todo o mundo confirmam um fato simples: um tanque de batalha principal pode ser uma arma potente, mas não é de modo algum invencível.
A fim de não ser vítima de drones ou mísseis antitanque, um tanque precisa ser equipado com defesas sofisticadas que aumentam a capacidade de sobrevivência do veículo blindado. Então, que medidas de alta tecnologia a Rússia, que possui uma das maiores forças de tanques do mundo, aplica para manter suas forças blindadas fora de perigo?

Sistema de proteção ativa

Um sistema de proteção ativa é um elemento projetado para interceptar projéteis que chegam, detectando-os atempadamente e disparando contra eles com projéteis próprios.
O recém-desenvolvido sistema de proteção ativa Arena-M pode detectar ameaças que chegam e derrubá-los antes que eles atinjam o tanque, a um alcance de até 50 metros, disparando munições de fragmentação que detonam no ar e destroem projéteis do adversário com uma salva de estilhaços.

Blindagem reativa

Mesmo que um projétil consiga contornar o sistema de proteção ativa de um tanque, muitos tanques modernos apresentam mais uma camada de defesa – a armadura reativa.
A armadura reativa é essencialmente composta por uma camada de pequenos contêineres semelhantes a uma caixa que contêm uma carga explosiva e placas de metal especialmente moldadas. Quando um projétil ataca uma armadura reativa, a carga dentro do contêiner detona e a explosão resultante destrói a ameaça antes que ela possa penetrar na armadura do tanque.
Um tanque T-80BVM (E) e um lançador de foguetes múltiplos BM-21 Grad nos Jogos Internacionais do Exército 2021, Alabino, Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2024
Panorama internacional
Revista dos EUA destaca tanque modernizado russo que supera blindados equivalentes da OTAN

Sistema antidrone

Recentes conflitos armados revelaram que os tanques podem ser particularmente vulneráveis a munições vagantes e ataques de drones kamikaze. Mas de que serve um drone se ele ficar desativado antes de atingir o alvo pretendido?
Aqui entra em ação o sistema antidrone Saniya que foi recentemente avistado em tanques russos que operam na zona de conflito ucraniano. O referido sistema é capaz de criar uma espécie de cúpula protetora em torno do veículo em que está instalado, suprimindo sinais de drones inimigos e tornando tal veículo aéreo incapaz de visar um tanque.

Radar e camuflagem térmica

Por último, mas não menos importante, Rússia desenvolveu Nakidka (manto ou capa), um tecido especial produzido pelo Instituto de Pesquisa Científica de Aço da Rússia. Ao ser envolto em um tanque ou algum outro veículo blindado, este tecido o torna muito menos visível para radares e sistemas de imagens térmicas. Além disso, o Nakidka serve como um manto de camuflagem convencional.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала