- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

ONU: sanções à Venezuela limitam implementação de planos sociais e aprofundam a crise humanitária

© AP Photo / Matias DelacroixBandeira venezuelana hasteada fora da Suprema Corte da Venezuela. Caracas, 22 de janeiro de 2021
Bandeira venezuelana hasteada fora da Suprema Corte da Venezuela. Caracas, 22 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2024
Nos siga no
Em um duro golpe para o governo de Nicolás Maduro, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece que as sanções impostas à Venezuela estão impedindo a implementação de planos sociais e agravando a crise humanitária no país.
As medidas, segundo o relator especial da ONU sobre o direito à alimentação, Michael Fakhri, limitam drasticamente a capacidade do governo de financiar programas sociais e fornecer serviços básicos à população.

"As sanções congelaram ativos do governo venezuelano e restringiram seu acesso ao mercado financeiro internacional", afirma Fakhri. "Isso impactou drasticamente sua capacidade de financiar programas de proteção social e fornecer serviços públicos básicos, como saúde, educação e alimentação."

O relator apela aos Estados envolvidos para que revisem e levantem o mais rápido possível as sanções, reconhecendo que contribuem para o sofrimento da população venezuelana e impedem o desenvolvimento do país.
Benjamin Netanyahu. Tel Aviv, 12 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2024
Panorama internacional
Os dias de Netanyahu no poder israelense estão contados, atesta especialista
"As sanções não estão funcionando", diz Fakhri. "Elas estão apenas punindo a população venezuelana e dificultando a resolução da crise."

Fome e desnutrição atingem níveis alarmantes

Durante sua missão de duas semanas à Venezuela, Fakhri se reuniu com representantes do governo, do Poder Judiciário, de instituições independentes, de comunidades indígenas, de especialistas e de atores da sociedade civil.
O especialista reconheceu os esforços do governo de Maduro para reduzir a dependência do país da receita do petróleo e promover a produção local, mas manifestou sua profunda preocupação com a gravidade da fome e da desnutrição, que atingem uma parcela significativa da população venezuelana.

"A insegurança alimentar, a desnutrição e a deterioração dos meios de subsistência, agravadas pelas sanções, já resultaram em um aumento da pobreza e da emigração em massa", disse Fakhri.

Combater as raízes da fome e da desnutrição

Fakhri insta o governo de Maduro a implementar um sistema nacional de garantia do direito à alimentação e a combater as raízes da fome e da desnutrição, como a pobreza extrema.
Hunter Biden, filho do presidente Joe Biden, fala aos convidados durante o evento de Páscoa da Casa Branca no gramado sul da sede do governo norte-americano em Washington, 18 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2024
Panorama internacional
Promotores dos EUA revelam que Hunter Biden tinha fotos de cocaína no telefone
"O que é necessário, em vez disso, é um sistema nacional baseado no direito à alimentação e que aborde as causas estruturais do problema. A fome e a desnutrição são uma questão de direitos humanos" afirma Fakhri.

Plano de ação urgente

A ONU defende o desenvolvimento de um plano de ação urgente sobre o direito à alimentação, com base na legislação venezuelana e por meio de um processo inclusivo e participativo.
"É crucial que a comunidade internacional se mobilize para pressionar pelo levantamento das sanções e apoiar o desenvolvimento de políticas públicas que garantam o direito à alimentação e à vida digna para toda a população venezuelana", conclui Fakhri.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала