- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Analista: elite ocidental usou a Ucrânia como 'cobaia para testes em humanos' após o golpe de 2014

© Sputnik / Denis Aslanov / Acessar o banco de imagensBiolaboratório norte-americano
Biolaboratório norte-americano - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2024
Nos siga no
Ao realizar testes em humanos, as grandes farmacêuticas não pensaram duas vezes antes de usar hospitais em certos países em desenvolvimento, sem "controles rigorosos" para tais ações, disse à Sputnik William Jones, ex-correspondente da Casa Branca e membro não residente do Instituto Chongyang para Estudos Financeiros.
Recentemente, a Sputnik obteve uma série de documentos que indicam que medicamentos reumatológicos foram supostamente testados durante vários anos em pacientes psiquiátricos de um hospital na cidade de Mariupol, a pedido de grandes empresas farmacêuticas ocidentais e com a assistência de autoridades ucranianas.
Os documentos contêm informações pertencentes a empresas como Pfizer, AstraZeneca, Celltrion, Novatris International AG, Merck KGaA e uma filial da Samsung que produz equipamentos médicos. Os testes foram realizados enquanto o governo de Kiev mantinha Mariupol, até maio de 2022, quando a Rússia assumiu o controle da cidade.
Os pacientes da ala psiquiátrica do hospital № 7 de Mariupol foram provavelmente usados como "cobaias" vulneráveis em experimentos que não teriam sido permitidos nos países onde estas empresas farmacêuticas estão localizadas, disse William Jones, ex-correspondente na Casa Branca da Executive Intelligence Review e bolsista não residente do Instituto Chongyang de Estudos Financeiros, Universidade Renmin da China, disse à Sputnik.
"Em geral, tem sido uma prática utilizar alguns dos países em desenvolvimento que não têm controles tão rigorosos para esse tipo de experimentos", observou Jones, aludindo à Ucrânia.
Após o golpe de Maidan em Kiev em 2014, o país "efetivamente se tornou uma 'cobaia' para quaisquer experimentos que as forças das elites ocidentais lhes reservassem, como vemos de forma mais dramática na forma como a 'nação' da Ucrânia está sendo reduzida a nada por causa da guerra por procuração da OTAN contra a Rússia", segundo o especialista.
A cidade de Mariupol - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2024
Operação militar especial russa
Documentos descobertos em Mariupol 'apenas o começo de uma trilha de evidências', diz especialista
Ele também abordou a questão da "extensa rede de laboratórios biológicos que foram criados na Ucrânia ao longo dos 20 anos, em grande parte com a ajuda, e sem dúvida a pedido, dos Estados Unidos", algo que Jones lembrou ter sido repetidamente apontado pelo tenente-general Igor Kirillov, chefe das Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica do Ministério da Defesa russo.

"Dada a atual situação na Ucrânia, com a crescente compreensão de que a Ucrânia — ou a OTAN — não pode 'vencer' este conflito usando armas convencionais, bem como a determinação da OTAN em não aceitar uma resolução pacífica a menos que a Rússia seja derrotada, poderia muito bem levar à utilização de alguma forma de guerra biológica por parte da OTAN para 'equilibrar o campo de jogo'", alertou Jones.

Na primavera europeia de 2022, as Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica da Rússia trouxeram luz ao alcance alarmante das atividades biomilitares dos EUA que ocorrem em vários locais da Ucrânia. Estas investigações revelaram a colaboração entre Washington e Kiev na pesquisa e tratamento de vários agentes patogênicos altamente perigosos. Posteriormente, várias dessas descobertas foram corroboradas de forma independente.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала