- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia: em 2023 Pentágono elaborou documentos sugerindo expansão de biolaboratórios no exterior

CC BY 2.0 / Tony Webster / Perigo biológico
Perigo biológico - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024
Nos siga no
Biólogos do Pentágono estão estudando o potencial uso do vírus da varíola do macaco como agente biológico, disse nesta segunda-feira (15) o chefe das Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas, Igor Kirillov.
"Uma particular preocupação é o crescente número de estudos de vírus da varíola e outros ortopoxvírus patogênicos para humanos realizados por especialistas militares norte-americanos. Trata-se de uma avaliação do vírus da varíola do macaco como um potencial agente biológico e a busca por agentes simuladores de vírus da varíola", disse ele em um briefing sobre a análise de documentos relacionados às atividades biológicas militares de Washington.

O Departamento da Defesa dos EUA anunciou em outubro do ano passado o início da formação de especialistas em programas biológicos, que envolvem principalmente ex-oficiais militares com experiência em atividades biológicas militares, declarou o representante do ministério russo.

O trabalho dos biólogos militares dos EUA tem como objetivo criar epidemias controladas artificialmente e não é controlado pela Convenção sobre as Armas Químicas e Biológicas (BWC, na sigla em inglês), declarou Kirillov.
Exercícios conjuntos da Força Coletiva de Reação Rápida do OTSC Interaction-2015 - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2023
Operação militar especial russa
Forças Armadas da Ucrânia usaram armas químicas para contaminar alimentos, diz MD russo
Ucrânia tornou-se um exemplo notável de como o potencial biológico-militar dos EUA está sendo construído, enquanto os objetivos oficialmente declarados são monitoramento de doenças infecciosas e prestação de assistência aos países em desenvolvimento.
Ele também ressaltou que em 2023 foram estabelecidas estruturas administrativas e técnicas – departamento de Preparação para Pandemias da Casa Branca, bem como o departamento de Diplomacia e Segurança em Saúde Global do Departamento de Estado – cuja principal tarefa consiste na realização de uma política de expansão militar e biológica.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала