- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Parceria regional em alta: Bolívia se deixa levar pela 'locomotiva do crescimento' brasileira

© AP Photo / Andre PennerO então candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva, cumprimenta o presidente da Bolívia, Luis Arce (E), durante uma reunião em São Paulo, Brasil, em 5 de setembro de 2022
O então candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva, cumprimenta o presidente da Bolívia, Luis Arce (E), durante uma reunião em São Paulo, Brasil, em 5 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2024
Nos siga no
La Paz e Brasília estreitaram os laços para o desenvolvimento conjunto de plantas de produção de fertilizantes, minerais e combustíveis, entre outros projetos de relevância econômica para os países. O analista Juan José Bedregal falou à Sputnik sobre o efeito positivo de o Brasil ter recuperado a liderança na região e o significado para a Bolívia.
Nas últimas semanas, os governos de Luis Arce e Luiz Inácio Lula da Silva assinaram memorandos de entendimento em diversas áreas, como produção de energia, fertilizantes, bem como cooperação para o desenvolvimento de biocombustíveis na Bolívia.
São as primeiras iniciativas conjuntas realizadas desde a entrada do Estado Plurinacional no Mercado Comum do Sul (Mercosul) como membro pleno, o que foi conseguido graças ao apoio do atual presidente do Brasil.

"Os acordos implicam promover o desenvolvimento de usinas e trocas para o desenvolvimento da política de biocombustíveis que trabalhamos no país. Faz parte também da ação de promoção de investimentos que, sem dúvida, surte efeito. Falamos de biocombustíveis e biotecnologia que é necessária para aumentar a produção de matéria verde", disse o ministro de Hidrocarbonetos e Energia, Franklin Molina Ortiz, ao canal estatal Bolivia TV.

O memorando também prevê a produção conjunta de fertilizantes. "Esta cooperação estratégica nos permite não só realizar estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, mas também configurar projetos de engenharia para atrair investimentos para o nosso país e, logicamente, melhorar o comércio de fertilizantes fosfatados e potássicos", disse o ministro.
Para o analista econômico Juan José Bedregal, a aproximação entre Brasil e Bolívia faz parte da política promovida pelo presidente brasileiro desde sua posse.
Da mesma forma, o analista se mostrou otimista quanto ao impulso que o vínculo reforçado que o governo Lula dará ao Estado Plurinacional, que neste período conseguiu fazer do gigante sul-americano a nona economia mais importante do mundo.
"Vemos uma recuperação das relações bilaterais de mãos dadas com um Brasil que recupera a liderança econômica e geopolítica na região. Um Brasil que se posiciona diante do mundo como um dos líderes da economia global junto com o BRICS", o bloco de países emergentes originalmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, disse Bedregal à Sputnik.
O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, recebe a Ministra das Relações Exteriores do Estado Plurinacional da Bolívia, Celinda Sosa Lunda. 30 de janeiro de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2024
Notícias do Brasil
Brasil e Bolívia assinam acordos na área de agricultura, fertilizantes e cooperação fronteiriça
O economista destacou a capacidade propulsora que o Brasil tem para outras economias da região: "É o país que mais cresce na América do Sul. Assim, se torna uma locomotiva de crescimento, porque a maioria dos países sul-americanos tem fortes relações comerciais com o Brasil. Portanto, enquanto a economia brasileira estiver prosperando, ela também impulsionará nossas economias."

Fertilizantes

Desde 2017, a planta de produção de ureia funciona em Bulo Bulo, Trópico de Cochabamba (centro boliviano). Durante 2023, dois terços de sua produção foram vendidos para o Brasil.
Naquela região, foi inaugurada no final do ano passado a fábrica de fertilizantes granulados NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), cuja produção anual será de 60 mil toneladas. Segundo o Ministério dos Hidrocarbonetos, o país vizinho tem interesse em comprar a maior parte deste produto, que atualmente exporta quase na sua totalidade.
O acordo contempla cooperação estratégica para estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, visando o desenvolvimento de projetos em Tres Lagunas e Cuiabá, no Brasil, para a produção de fertilizantes entre a estatal brasileira Petrobras e Yacimientos Petrolófilos Fiscales de Bolivia (YPFB).
O mesmo setor será desenvolvido na cidade fronteiriça de Puerto Quijarro, no departamento boliviano de Santa Cruz (leste). Da mesma forma, serão produzidos avanços nos projetos de extração de sódio e outros metais das salinas de Uyuni, em Potosí, e de Copaisa, em Oruro.
Segundo Bedregal, "encontramos um mercado importante na América do Sul, pois na Bolívia estamos rodeados de potências agroindustriais muito importantes, como o Brasil e a Argentina. Portanto, é muito importante fornecer fertilizantes".
Com os projetos em desenvolvimento, "a Bolívia pretende se tornar um dos mais importantes produtores de agroinsumos em nível regional".
O economista lembrou que quando a fábrica de Bulo Bulo foi inaugurada, "a oposição ao então presidente Evo Morales [2006-2019] criticou o projeto de ureia e amônia. Eles não tinham a visão de que a Bolívia poderia se tornar um importante fornecedor de agroinsumos em nível regional".
Da mesma forma, Bedregal destacou que durante anos a Bolívia exportou gás como matéria-prima. "Hoje demonstramos que é possível agregar valor ao gás, por meio da ureia, da energia elétrica, do gás liquefeito de petróleo e de outros tipos de combustíveis consumidos na região".
Essas exportações, "claro, representam uma maior receita de divisas para a Bolívia. A abertura de novos mercados, fundamentalmente o brasileiro, é importante para o país", disse o entrevistado.
Manifestante boliviano apoiador de Nicolás Maduro agita bandeira da Bolívia durante protesto em Caracas. Venezuela, 16 de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2024
Panorama internacional
Mercosul se compromete a apoiar ingresso da Bolívia no bloco

Gás boliviano

Nas últimas décadas, Brasil e Argentina foram os principais mercados para o gás boliviano. Mas no país presidido por Javier Milei, pretendem deixar de comprá-lo em meados do ano, quando passariam a utilizar apenas os recursos da jazida de Vaca Muerta, na província meridional de Neuquén.
Bedregal avaliou que o campo de Vaca Muerta, "embora seja muito importante, não é tão competitivo porque utiliza a técnica de fracking [fraturamento hidráulico, com perfurações de mais de 3,2 mil metros de profundidade]", portanto o fornecimento de gás ao Brasil não corre perigo.
"Na Bolívia temos uma importante infraestrutura de transporte, que nos permite manter a competitividade. Hoje a Argentina não tem sequer um gasoduto com capacidade adequada. Por outro lado, o gasoduto da Bolívia chega ao centro industrial de São Paulo", alertou o especialista.

Importância do Mercosul e da conexão comercial

Para o economista, formado pela Universidade Mayor de San Andrés (UMSA), a plena incorporação da Bolívia ao Mercosul pode trazer benefícios ao comércio com outros países da região, como Uruguai, Argentina e Paraguai.
"A Bolívia está se conectando com a hidrovia Paraná-Paraguai, o que para nós significa uma ligação importante com o oceano Atlântico. Temos que implementar projetos para o desenvolvimento de Puerto Busch — Santa Cruz — às margens do rio Paraguai", considerou o analista.
Puerto Busch está localizado na fronteira entre a Bolívia e o Brasil e está ligado ao Paraguai pelo rio de mesmo nome, razão pela qual esta infraestrutura portuária é de grande relevância estratégica para chegar ao Atlântico.
Outro projeto é o corredor ferroviário bioceânico, cujo objetivo é ligar os portos de Santos (Brasil) ao porto de Ilo (Peru), através de uma linha ferroviária que cruzaria a Bolívia de leste a oeste.
O projeto "nos tornaria um elo importante na rede ferroviária regional. Temos um conjunto de projetos que beneficiam a economia boliviana", concluiu Bedregal.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала