- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mercosul se compromete a apoiar ingresso da Bolívia no bloco

© AP Photo / Matias DelacroixManifestante boliviano apoiador de Nicolás Maduro agita bandeira da Bolívia durante protesto em Caracas. Venezuela, 16 de novembro de 2019
Manifestante boliviano apoiador de Nicolás Maduro agita bandeira da Bolívia durante protesto em Caracas. Venezuela, 16 de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2024
Nos siga no
Os ministros das Relações Exteriores do Mercado Comum do Sul (Mercosul) concordaram em fornecer apoio técnico à Bolívia no processo de ingresso ao bloco regional, após a aprovação de sua adesão plena na última cúpula no Rio de Janeiro em dezembro de 2023, segundo o Ministério das Relações Exteriores boliviano informou na quarta-feira (24).
O acordo, assinado durante reunião em Assunção, estabelece que "os ministros dos Estados-partes comprometeram seu apoio técnico no processo de incorporação da Bolívia ao Mercosul, nos termos das disposições do Protocolo de Adesão e da normativa relacionada ao processo de incorporação de Estados-partes ao Mercosul".
No encontro regional, os ministros das Relações Exteriores discutiram a situação atual do bloco, bem como as perspectivas futuras do Mercosul, tanto em âmbito interno quanto em seu relacionamento externo.
Os ministros concordaram sobre o papel da logística e do transporte multimodal para a competitividade do comércio exterior do bloco, destacando a importância do acordo de Santa Cruz de la Sierra, que consagra a hidrovia Paraguai-Paraná como um eixo de desenvolvimento e integração regional.
Luis Arce, presidente da Bolívia, com Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, na 63ª Cúpula do Mercosul. Rio de Janeiro, 7 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2023
Panorama internacional
Lula ratifica adesão da Bolívia ao Mercosul: o que isso representa para o bloco?
Quanto às negociações externas, foi enfatizado que será uma prioridade concluir os aspectos pendentes das negociações com a União Europeia e alcançar a assinatura de um acordo equilibrado para ambas as partes o mais breve possível.
De acordo com o protocolo de adesão, a Bolívia deverá assumir compromissos, como o estabelecimento da taxa alfandegária comum do Mercosul, cobrada pelos membros do bloco a países terceiros, e a nomenclatura do Mercado Comum do Sul, entre outras obrigações.
Para adotar esses compromissos e outros em diferentes áreas, a Bolívia terá um prazo de quatro anos. O Mercosul é composto por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала