- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bolívia fecha acordo com empresa russa para exploração de lítio

© AP Photo / Juan KaritaProdução de carbonato de lítio no salar de Uyuni, na Bolívia
Produção de carbonato de lítio no salar de Uyuni, na Bolívia - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2023
Nos siga no
O governo boliviano firmou uma parceria com a empresa russa Uranium One Group para a construção de uma planta-piloto de extração direta de lítio no sul do país.

"Esta forma de parceria se traduz em benefícios para nosso país. A partir desse convênio estamos seguros de que haverá investimentos, e o trabalho de produção gerado a partir do acordo vai trazer mais desenvolvimento para o país", disse o presidente da Bolívia, Luis Arce.

Os gestos do governo da Bolívia demonstram uma aceleração no processo de industrialização do lítio, desde a extração da matéria-prima até a fabricação de baterias de lítio, em parceria com empresas estrangeiras.
"Sabemos dos interesses em nossos recursos e conversaremos com empresas de todo o mundo. Em nossas visitas à Europa, à cúpula do BRICS, ficou demonstrado o interesse em nosso lítio", afirmou o presidente.
O acordo vai permitir a realização de um projeto-piloto para a extração do lítio, que posteriormente se concretizará em um complexo industrial com capacidade de produção de 14 mil toneladas anuais.
Reserva de lítio em Minas Gerais - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2023
Notícias do Brasil
Onde fica a maior reserva de lítio do Brasil? Saiba como o país deve explorar e ampliar sua produção
Um primeiro convênio já foi firmado em junho pelo governo boliviano com a Uranium One Group, para viabilizar a construção do complexo industrial para explorar o lítio. O representante da empresa russa Yuri Ulichaniv celebrou o acordo e prospectou o futuro das relações entre os dois países envolvendo o lítio.

"Depois de firmar o acordo, começaremos a desenhar a planta do complexo industrial do lítio. Tenho esperança de que em um curto prazo firmaremos os contratos para o início das obras", destacou.

A Bolívia, que faz parte do Triângulo do Lítio, com Argentina e Chile, concentra uma das maiores fontes do elemento no mundo. A maior parte da reserva está concentrada em Potosí.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала