- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA: votação para substituir George Santos na Câmara vira teste para Biden

© AP Photo / Andrew HarnikGeorge Santos caminha pela Câmara dos Representantes, enquanto parlamentares se preparam para votação para eleger um presidente da casa. EUA, 5 de janeiro de 2023
George Santos caminha pela Câmara dos Representantes, enquanto parlamentares se preparam para votação para eleger um presidente da casa. EUA, 5 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2024
Nos siga no
Eleitores em Nova York, nos Estados Unidos, votam nesta terça-feira (13) para substituir o brasileiro George Santos, que perdeu o mandato na Câmara dos Representantes por violar a legislação. O pleito fez os democratas investirem em anúncios na TV para tirar a cadeira dos republicanos.
O cargo é disputado pelo democrata Tom Suozzi e o republicano Mazi Pilip em meio ao inverno rigoroso na maior cidade dos EUA. O vencedor vai cumprir um mandato de 11 meses.
Uma eventual vitória democrata pode ainda reduzir a estreita maioria dos republicanos na Câmara, em um teste também para o presidente Joe Biden, que vai tentar a reeleição neste ano.
Enquanto democratas tentam enquadrar Pilip como anti-aborto, os republicanos investiram em uma campanha contra a imigração ilegal.
Os dois temas se tornaram questões políticas centrais, já que o país se prepara para a eleição presidencial que colocará Biden contra Donald Trump em uma reedição da disputa de 2020.
A votação acontece em meio a uma forte nevasca no terceiro distrito congressional de Nova York, onde George Santos foi eleito. A campanha republicana chegou a oferecer transporte para que os eleitores não deixem de votar.
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, discursa ao lado do presidente Joe Biden, no National Statuary Hall, no Capitólio dos EUA, em 6 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2024
Panorama internacional
Kamala Harris se diz pronta para assumir em meio a preocupações com saúde mental de Biden

Por que George Santos foi expulso?

Filho de imigrantes brasileiros, George Santos foi o terceiro deputado a perder um mandato na história do Congresso norte-americano. O republicano foi eleito em 2022, quando ajudou o partido a conquistar maioria mínima na Câmara.
Durante a votação sobre o mandato do parlamentar, membros do próprio partido chegaram a dizer para Santos que ele era um criminoso. Entre as acusações contra o brasileiro, estão o uso de dinheiro de campanha para tratamentos de Botox e até com o site pornográfico OnlyFans.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала