- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Crise no Oriente Médio ameaça se transformar na nova 'Primavera Árabe', diz ex-membro do FMI

© AP Photo / Adel HanaFamílias em meio aos destroços após bombardeios intensos das Forças de Defesa de Israel contra o campo de refugiados em Maghazi. Faixa de Gaza, 25 de dezembro de 2023
Famílias em meio aos destroços após bombardeios intensos das Forças de Defesa de Israel contra o campo de refugiados em Maghazi. Faixa de Gaza, 25 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2024
Nos siga no
A prolongada crise no Oriente Médio, provocada pelo conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, ameaça repetir os eventos da "Primavera Árabe", mas em escala ainda maior, disse à Sputnik o ex-membro do Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) e conselheiro especial do Ministério das Finanças da Arábia Saudita, Hussein Askari.
"Na minha opinião, podemos testemunhar uma repetição da Primavera Árabe, mas em esteroides", disse Askari, ao avaliar as consequências da escalada dos conflitos na região do Oriente Médio.
Para o ex-membro do FMI, governos dos países árabes não podem se dar ao luxo de "continuar fechando os olhos para a situação desastrosa dos palestinos" na Faixa de Gaza, onde mais de 28 mil pessoas já morreram em meio à guerra. "Eles terão que adotar uma posição firme em relação aos EUA e romper todos os laços com Israel", disse.
Na opinião de Askari, os conflitos no Oriente Médio vão provocar ainda mais instabilidade, principalmente por conta dos problemas provocados pelos próprios EUA e seu principal aliado na região, que é Israel.
"À medida que a situação se agrava, os líderes dos países árabes estarão sob ameaça de derrubada se não lutarem e não apoiarem os palestinos", previu o ex-representante do FMI.
Em última análise, Hussein Askari admite que Washington terá que retirar tropas do Iraque e reduzir a presença militar no Bahrein e no Catar, onde atualmente estão as bases norte-americanas. "O rosto do Oriente Médio mudará radicalmente", resumiu.
Homem observa mural com retratos de israelenses que foram sequestrados durante o ataque sem precedentes do Hamas contra Israel, em 7 de outubro de 2023. Jerusalém, 30 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2024
Panorama internacional
Israel afirma ter resgatado 2 reféns, após ataques que deixaram ao menos 100 mortos na Faixa de Gaza

Guerra na Faixa de Gaza dura mais de 4 meses

O conflito na Faixa de Gaza começou após um ataque de foguetes realizado contra Israel pelo Hamas em 7 de outubro. Cerca de 1,2 mil pessoas morreram em Israel e mais de cinco mil ficaram feridos.
Israel também anunciou um bloqueio total à Faixa de Gaza, o que interrompeu a entrega de água, alimentos, eletricidade, medicamentos e combustível. No final de outubro, começou a fase terrestre da operação israelense no enclave.
O número de mortos nos ataques israelenses na Faixa de Gaza atingiu 28.473, com mais de 68,1 mil feridos, informou o Ministério da Saúde de Gaza.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала