DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Desenterram osso oco da Era Romana usado para guardar sementes venenosas (FOTO)

© Foto / Cotswold ArchaeologyTrabalhos arqueológicos na borda da aldeia de Claverham em North Somerset, no Reino Unido
Trabalhos arqueológicos na borda da aldeia de Claverham em North Somerset, no Reino Unido - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2024
Nos siga no
Há quase 2.000 anos, alguém havia usado um pedaço de osso oco como recipiente para armazenar centenas de sementes venenosas.
Arqueólogos encontraram o fêmur de um animal esculpido por dentro, ou osso da coxa, provavelmente de uma cabra ou ovelha. A descoberta foi feita em Houten-Castellum, um assentamento rural do Era Romana que atualmente se localiza nos Países Baixos.
Antes deste achado, não havia evidências físicas de que esse tipo de plantas fosse usado por pessoas no Império Romano. De acordo com o estudo, trata-se da primeira evidência do uso das sementes durante a Era Romana, escreve Live Science.

As pequenas sementes são do meimendro-negro, ou Hyoscyamus niger, uma planta altamente venenosa da família de solanáceas. O recente estudo publicado na revista Antiquity aponta que o meimendro tem sido muito valorizado por suas propriedades medicinais e efeitos alucinógenos.

CC BY 4.0 / Maaike Groot et al/Antiquity (imagem cortada) / Osso oco usado no armazenamento de substâncias narcóticas encontrado perto de Utrecht, nos Países Baixos
Osso oco usado no armazenamento de substâncias narcóticas encontrado perto de Utrecht, nos Países Baixos - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2024
Osso oco usado no armazenamento de substâncias narcóticas encontrado perto de Utrecht, nos Países Baixos
Pesquisadores haviam descoberto sementes semelhantes espalhadas em sítios arqueológicos em toda a Europa que remontam a 5500 a.C. No entanto, muitas vezes é difícil determinar se a presença de meimendro-negro nesses locais indica que foi usado ou apareceu naturalmente, uma vez que a planta cresce como uma erva daninha.
Os arqueólogos determinaram que as sementes foram deliberadamente colocadas dentro do osso que tem 7,2 centímetros de comprimento. Para garantir sua segurança, alguém selou a "vasilha" usando um tampão feito de casca de bétula. Com base em fragmentos de cerâmica e alfinete encontrados no mesmo poço, os pesquisadores determinaram que o objeto data entre o período de 70 a 100 d.C.
Este é o primeiro exemplo conhecido de sementes sendo deliberadamente armazenados para o uso posterior.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала