DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Estátua da cabeça de um guerreiro maia com capacete de serpente é descoberta no México (FOTO)

© Sputnik / Natalia Seliverstova / Acessar o banco de imagensTemplo na cidade de Chichén Itzá, no estado de Iucatã, no México
Templo na cidade de Chichén Itzá, no estado de Iucatã, no México - Sputnik Brasil, 1920, 12.11.2023
Nos siga no
Arqueólogos no México descobriram uma estátua de 1.000 anos de um guerreiro maia no porão de um templo em Chichén Itzá, na península de Yucatán.
De acordo com o portal Live Science, uma equipe de arqueólogos encontrou a estátua de um guerreiro maia usando uma serpente na cabeça durante um trabalho de pesquisa antes da instalação de uma nova ferrovia em Chichén Itzá, Yucatán.
A estátua retrata a cabeça de um guerreiro usando um capacete em forma de serpente com as mandíbulas abertas, bem como um cocar de penas, informou o Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) em um comunicado.
A estátua tem 33 centímetros de altura e 28 de largura e, exceto por uma rachadura, está em bom estado, segundo o instituto. Os cientistas afirmam que a cabeça pode ter feito parte de um desenho escultural maior.
© Foto / Instituto Nacional de Antropologia e História do MéxicoUma antiga escultura antropomorfa da cabeça de um guerreiro maia vestindo a cabeça de uma cobra como elmo foi descoberta em Chichén Itzá, Yucatán, México
Uma antiga escultura antropomorfa da cabeça de um guerreiro maia vestindo a cabeça de uma cobra como elmo foi descoberta em Chichén Itzá, Yucatán, México - Sputnik Brasil, 1920, 12.11.2023
Uma antiga escultura antropomorfa da cabeça de um guerreiro maia vestindo a cabeça de uma cobra como elmo foi descoberta em Chichén Itzá, Yucatán, México
O território de Chichén Itzá floresceu entre os séculos IX e XIII e cobre mais de 300 hectares. No centro do local, uma pirâmide conhecida como El Castillo (O Castelo) se eleva por 30 metros de altura. Com muitos templos, o local também conta com uma enorme quadra de futebol e um observatório astronômico.
Nos últimos anos, o local tem sido um destino turístico popular. Por este motivo, o INAH tem modificado e construído novos centros de visitantes e museus, bem como uma nova linha de trem, conhecida como Tren Maya (Trem Maia), local onde a estátua foi encontrada durante os trabalhos arqueológicos que acompanharam a construção da ferrovia.
Uma grande variedade de outras descobertas arqueológicas foram feitas durante as obras, incluindo cerca de 660 sepulturas humanas, mais de um milhão de fragmentos de cerâmica, restos de numerosas estruturas arquitetônicas e uma variedade de outros artefatos, disse o comunicado.
O templo mortuário de Hatexepsute, perto de Luxor - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2023
Ciência e sociedade
Desenterram no Egito túmulo repleto de encantamentos para proteger contra picadas de cobra (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала