DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Turco descobre cidade antiga de 2 mil anos por baixo de sua casa (FOTOS)

© iStock.com / Tatiana DyuvbanovaVista de uma caverna (imagem referencial)
Vista de uma caverna (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Nos siga no
Uma cidade subterrânea com dois mil anos de história foi descoberta por um residente turco na cidade de Kayseri. As autoridades querem apresentar a descoberta histórica aos turistas, informa o canal de TV TRT Haber.
"Mustafa Halicioglu, que mora em Kayseri, descobriu sob sua casa, que ele começou a renovar há cinco anos, uma cidade subterrânea de 2.000 anos", diz o canal de TV.
De acordo com o professor Osman Ozsoy, sob a casa há pelo menos duas camadas independentes que podem ser atravessadas por túneis.

"Algumas partes estão fechadas por [serem parte] da propriedade. Se falamos dos lugares que não estão fechados, a área da cidade subterrânea tem um comprimento de, pelo menos, 150-200 metros. Sua idade não é menor que a história das cidades subterrâneas na região. Se pode dizer que tem pelo menos 2 mil anos. Depois que os últimos habitantes deixaram o local, ele foi usado como celeiro, palheiro e armazém. Mais tarde, foram construídas casas na superfície. [O local] tem todas as características de uma cidade subterrânea. São interessantes os mecanismos, passagens e pedras que as cobrem", disse o professor, citado pelo canal.

Já o dono da habitação disse que não suspeitava que havia uma cidade inteira sob sua casa.
"Usamos esses lugares como galpões e palheiros. Quando limpávamos a sujeira aqui, descobrimos uma cidade subterrânea. Nosso único objetivo é manter o local para as gerações futuras. De acordo com minhas estimativas, a área subterrânea da cidade em que trabalhamos é de 300 metros quadrados. Temos que conduzir escavações sérias neste local", disse Halicioglu.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала