- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Putin critica interferência dos EUA que impede a paz e cita medo do Ocidente com Rússia e China

© AFP 2023 / Natalia KolesnikovaO presidente russo Vladimir Putin (E) e o jornalista americano Tucker Carlson
O presidente russo Vladimir Putin (E) e o jornalista americano Tucker Carlson - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2024
Nos siga no
Na noite de quinta-feira (8), os olhos do mundo se voltaram para a aguardada entrevista entre o presidente russo Vladimir Putin e o jornalista americano Tucker Carlson, realizada no Kremlin, em Moscou.
Um dos principais tópicos abordados foi o conflito na Ucrânia, que se estende desde fevereiro de 2022.
Putin analisou as perspectivas de uma solução para o impasse e criticou a interferência externa, apontando para a influência dos Estados Unidos e sua tentativa de forçar uma mudança de regime. Ele também destacou a disposição da Rússia em implementar os Acordos de Minsk e a resistência ucraniana aos esforços de paz.

"Discutimos com os líderes dos EUA e dos países europeus para parar imediatamente esses desenvolvimentos, para implementar os Acordos de Minsk. Mas, francamente, eu não sabia como poderíamos fazer isso. Eu estava pronto para implementá-los."

Sobre as relações entre Rússia e Ocidente, Putin atribuiu a deterioração desse contato à postura agressiva dos países ocidentais.
Tucker Carlson e Vladimir Putin, em material de divulgação da entrevista do jornalista norte-americano, em 8 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Panorama internacional
'Zelensky enganou seus eleitores', afirmou Putin em entrevista exclusiva a Tucker Carlson
Desta forma, segundo ele, há uma desconfiança mútua e uma escalada de tensões, apontando para a falta de vontade do Ocidente em buscar uma solução diplomática para os desafios em comum.

"Eles levaram a situação ao ponto em que estamos. Não fomos nós que fizemos isso. Foram os nossos parceiros, adversários que fizeram isso. Bem, agora deixe eles pensarem em como reverter a situação."

O líder russo destacou a ascensão da China e dos BRICS e os temores ocidentais em relação a isso.
Durante a entrevista, ele ressaltou o potencial econômico e geopolítico chinês, sugerindo que o Ocidente vê a crescente influência do gigante asiático como uma ameaça maior do que os próprios russos.

"O Ocidente teme mais uma China forte do que uma Rússia forte. A economia chinesa está crescendo a passos largos. O potencial da China é enorme."

Luiz Inácio Lula da Silva, Xi Jinping, Cyril Ramaphosa, Narendra Modi e Sergei Lavrov posam para foto do grupo BRICS durante a Cúpula do BRICS de 2023, no Centro de Convenções de Sandton, em Joanesburgo. África do Sul, 23 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2024
Panorama internacional
BRICS vai superar G7 na economia global em 2023, diz presidente do principal banco russo
O presidente também abordou as sanções impostas pelo Ocidente à Rússia, descrevendo-as como ineficazes e contraproducentes. Ele enfatizou a resiliência da economia russa e a determinação do país em resistir a pressões externas, criticando a abordagem unilateral adotada pelo Ocidente.

"Acredito que tenham sido completamente inúteis do ponto de vista dos interesses dos EUA em si próprios e seus pagadores de impostos. Enquanto desacelera a economia americana e reduz o poder da economia americana ao redor do mundo."

Por fim, Putin ressaltou a importância da cooperação global para a segurança e estabilidade, alertou sobre os perigos de uma escalada militar e instou o Ocidente a adotar uma abordagem mais construtiva nas relações internacionais.

"Até lá, haverá condições adversas. É um período de muita doença que o mundo passará agora. Mas acho que, graças ao jornalismo honesto, isso poderá ser remediado", concluiu.

A transmissão da entrevista teve mais de 17 milhões de visualizações e contou com a repercussão de diferentes pessoas ao redor do mundo.
Tucker Carlson e Vladimir Putin, em material de divulgação da entrevista do jornalista norte-americano, em 8 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Panorama internacional
'Zelensky enganou seus eleitores', afirmou Putin em entrevista exclusiva a Tucker Carlson
Logo após ter sido publicada, o presidente americano, Joe Biden, anunciou às pressas um discurso em que defendia sua inocência em investigação de manipulação de documentos sigilosos e argumentava que sua memória estava boa — apesar de, na mesma fala, ter confundido o presidente do Egito, dizendo que o mandatário seria líder do México.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала