- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN, Pacto de Xangai, AUKUS: o que caracteriza os tratados de defesa no século XXI?

© Sputnik / Aleksei Druzhinin / Acessar o banco de imagensO presidente russo, Vladimir Putin, faz tiro de meio-dia do canhão da Fortaleza de São Pedro e São Paulo, em São Petersburgo, Rússia
O presidente russo, Vladimir Putin, faz tiro de meio-dia do canhão da Fortaleza de São Pedro e São Paulo, em São Petersburgo, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Nos siga no
Especiais
Com a desintegração da União Soviética e o fim do Pacto de Varsóvia, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) perdeu seu motivo de existir. Mas não foi isso que aconteceu, e a aliança militar entrou no século XXI renovada, criando novos objetivos para justificar sua existência.
Entrevistado pelos jornalistas Melina Saad e Marcelo Castilho, apresentadores do Mundioka, podcast da Sputnik Brasil, o professor de geopolítica na Universidade do Estado do Mato Grosso (UEMG) e autor do livro "Geopolítica das Organizações de Cooperação em Defesa", Vinicius Modolo Teixeira, afirmou que as organizações de defesa passaram por transformações importantes nos últimos séculos.
Esses tratados de cooperação e defesa, aponta Teixeira, têm seu início nas antigas alianças militares, tipificação que "perde o sentido a partir da Guerra Fria". "Até a Segunda Guerra Mundial as características das alianças militares levavam em consideração o objetivo do conflito, da guerra: o inimigo comum. Findado o conflito, essas alianças tendiam a se desfazer."

"Já na Guerra Fria, essas alianças acabaram perdurando, se transformaram em organizações, como é o caso da OTAN, que é o exemplo clássico dessas organizações."

A partir do momento em que se formam enquanto organização, aponta, elas determinam novos objetivos em comum, não só o "combate a uma ameaça", mas também a construção de "forças conjuntas, e a divisão de custos de pesquisa e de construção de novas armas."
A padronização desses efetivos ao chamado "padrão OTAN" leva também à criação de um mercado comum de armamentos. "Você acaba padronizando todas as forças do continente europeu em um mesmo tipo de combustível, de pneu e até de softwares integrados." Segundo o pesquisador, isso que traz a questão econômica para dentro dessas organizações.

"Isso aí é um dos maiores interesses que Estados Unidos, França, Inglaterra e Alemanha têm. […] É um grande mercado consumidor."

Isso não quer dizer, no entanto, que todas as organizações de defesa existentes se baseiam nos mesmos porquês da OTAN, apenas que as alianças de defesa agora encontraram outros motivos para existir que não o inimigo em comum.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (à direita) durante cerimônia do Dia do Exército, no Quartel-General do Exército. Brasília (DF), 19 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2023
Notícias do Brasil
Padrão de investimento OTAN: como a nova meta do governo vai influenciar as Forças Armadas do Brasil

O Pacto de Xangai

Nesse sentido, o pesquisador destacou a Organização para Cooperação de Xangai, também conhecida como Pacto de Xangai, aliança de defesa surgida no mundo pós-Guerra Fria que inclui a Rússia e a China. A princípio, ela foi saudada por analistas como "um grande pacto contra a OTAN".
No entanto, não foi assim que ela acabou se configurando, apontou Teixeira. Diferentemente da organização militar ocidental, o Pacto de Xangai se constrói para combater forças extremistas, terroristas e separatistas, os "três grandes males que acabam atingindo as potências da Ásia Central".
O líder norte-coreano, Kim Jong-un - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2024
Panorama internacional
Análise: de olho na atual tensão global, Coreia do Norte busca reavivar aliança com Rússia e China
Em 2001, quando o Pacto dos Cinco de Xangai (Cazaquistão, China, Quirguistão, Rússia e Tajiquistão) se torna a Organização para Cooperação de Xangai, novos membros e novos acordos são feitos, e seu caráter como uma força reorganizadora da Eurásia se consolida.
Como exemplo disso está a inclusão da Índia e do Paquistão, rivais geopolíticos, e as perspectivas de entrada do Afeganistão, governado pelo Talibã. "A intenção russo-chinesa é pacificar a Ásia Central, dar um instrumento de cooperação e também um ambiente de diálogo entre esses países."

"É uma tentativa de pacificar e de organizar a Ásia Central de modo que Rússia e China possam operar com tranquilidade dentro do seu território e entorno estratégico."

AUKUS: presença dos EUA no Pacífico

Temendo o crescimento da Índia e da China, os Estados Unidos inauguraram nos últimos anos a AUKUS, uma aliança militar tripartidária com a Austrália e o Reino Unido. Para Teixeira, essa união "demonstra esse câmbio dos Estados Unidos e do Reino Unido do Atlântico Norte para a região do Indo-Pacífico".
A AUKUS, explica, é uma revisão da ANZUS, composta pelos Estados Unidos, pela Austrália e pela Nova Zelândia, que acabou saindo do grupo nos anos 1980 após a consolidação de um governo que não queria o aporte de navios com armas nucleares em seu território.

"Então a Austrália vai se transformar neste grande porta-aviões estacionado ali na região do Indo-Pacífico", sublinhou.

Em contrapartida a essa permissão, a Austrália tem acesso a algumas regalias militares, como poder comprar bombardeiros B-21 e desenvolver seu próprio submarino de propulsão nuclear, ambos convencionalmente armados, uma vez que ela não poderá ter armas nucleares à sua disposição.
Pessoal da Marinha é visto a bordo do navio de desembarque BRP Tarlac na costa da Ilha Calayan, Cagayan, em 30 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2024
Panorama internacional
Poder naval está em alta e Brasil precisará correr para proteger Atlântico Sul, diz analista

De quais organizações de defesa o Brasil faz parte?

Por aqui na América do Sul, revela o pesquisador, os esforços de integração acabam "sendo corroídos por interesses externos".
Dessas tentativas, Teixeira destaca o Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS), órgão vinculado à União de Nações Sul-Americanas (Unasul), instituição supranacional que acabou sendo esvaziada em 2018 e tinha como objetivo "unir o Mercosul e a Comunidade Andina de maneira política e econômica".

"Desestruturar, desorganizar essas regiões também é um interesse das grandes potências, não permitir que elas se organizem, formem blocos e atuem conjuntamente para resistir às pressões."

Se uma organização de defesa como essa já existisse na época da Guerra das Malvinas, apontou Teixeira, é provável que seu rumo tivesse sido bem diferente. "Vários episódios durante a Guerra das Malvinas demonstram a fragilidade que os países da região têm contra um ataque de uma potência estrangeira", analisou.
É o caso da impossibilidade que a Argentina teve de obter armamentos e munições durante o conflito, uma vez que seus parceiros tradicionais se negaram a fornecer por serem aliados do Reino Unido. Um dos objetivos da Unasul e do CDS é justamente a criação de uma indústria de defesa conjunta com os demais países da região.
Avião KC-390, desenvolvido pela Embraer para transporte tático e logístico, na Base Aérea da FAB. Brasília, 23 de outubro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2024
Notícias do Brasil
Brasil: a ambiciosa meta de produzir 50% da tecnologia de defesa na nova política industrial (VÍDEO)
Outro exemplo de como uma maior integração regional teria trazido benefícios para a América do Sul é a questão de Essequibo: um conselho de defesa sul-americano ajudaria a "criar essa confiança entre os membros", afirma o especialista.

"Ao criar essa condição de que eles se sentissem seguros em um ambiente para dialogar, e de que os problemas da região fossem resolvidos nesse ambiente."

Em seu lugar, os país ressuscitaram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) para mediar o conflito. Segundo Teixeira, isso demonstra a fragilidade da nossa integração geopolítica.
Criado em 1947, antes mesmo da OTAN, o tratado foi o "primeiro protótipo de uma organização de cooperação em defesa". Nele, os EUA previam a segurança hemisférica de toda a América "a partir de seus interesses".
No entanto o TIAR foi questionado e denunciado em diversos momentos, como durante a Guerra das Malvinas, quando a Argentina foi agredida pela Inglaterra. "Os países da Aliança Bolivariana já saíram do TIAR, a Venezuela não participa mais, o México denunciou o TIAR", exemplificou.

"Se nós tivéssemos a Unasul, o Conselho de Defesa Sul-Americano, essa crise recente teria sido resolvida dentro desse ambiente de diálogo. A ausência da Unasul propicia, aumenta essas tensões, sem ter um lugar para discussão."

O BRICS pode se tornar uma organização de defesa mútua?

Muitas das organizações internacionais de defesa não começaram necessariamente com esse intuito, adquirindo esse caráter com o decorrer do tempo. Para Teixeira, contudo, esse não é o caso do BRICS.
Mas isso não quer dizer que o BRICS deve se afastar das questões de defesa completamente. Com o objetivo de aumentar a integração e cooperação entre seus membros, o analista acredita que a plataforma possa auxiliar na difusão de tecnologias militares e no financiamento de novos armamentos, inclusive a partir do Novo Banco de Desenvolvimento.
"A partir do tratado ampliado agora do BRICS, englobando novos membros e fazendo financiamento de tecnologias que não são fornecidas por membros da OTAN", explica, "podemos ter ali algum acordo que passe a vigorar a questão da defesa como algo entranhado nesse grupo".

"Mas vir a ser uma organização de cooperação de defesa, isso pode levar algum tempo, e também teria que modificar os interesses naturais do bloco."

Fuzileiro naval da Marinha do Brasil em 28 de junho de 2006 - Sputnik Brasil, 1920, 12.12.2023
Notícias do Brasil
O Brasil está preparado para um confronto na Amazônia?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала