- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ao contrário da Austrália, Brasil luta 'a ferro e fogo' por submarino nuclear próprio, diz analista

© Folhapress / Eduardo AnizelliMilitares da Marinha durante a cerimônia de entrega do submarino S-40 Riachuelo, no Complexo Naval de Itaguaí, no interior do estado do Rio de Janeiro, 1º de setembro de 2022.
Militares da Marinha durante a cerimônia de entrega do submarino S-40 Riachuelo, no Complexo Naval de Itaguaí, no interior do estado do Rio de Janeiro,  1º de setembro de 2022.  - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2023
Nos siga no
Especiais
Visita do presidente Lula ao Complexo Naval de Itaguaí sela apoio do governo ao projeto de submarino nuclear. Para analista, Brasil luta para desenvolver tecnologia própria e não recebe produto pronto, como será o caso do submarino que a Austrália comprará dos EUA.
Nesta segunda-feira (27), oficiais da Marinha e da estatal Nuclebrás Equipamentos Pesados (NUCLEP) se reuniram no Complexo Naval de Itaguaí para debater o destino do programa de submarino nuclear brasileiro, informou o portal Defesa em Foco.
Criado em 2008 durante o segundo mandato de Lula, o programa de submarino nuclear brasileiro é considerado essencial para a segurança do Atlântico Sul.
"O programa do submarino é o grande programa estratégico da Marinha brasileira e, se considerarmos os recursos e tempo investidos, é o principal militar brasileiro", disse o professor da UNICAMP e pesquisador da área de indústria aeroespacial e de defesa, Marcos José Barbieri Ferreira, à Sputnik Brasil.
O programa, chamado PROSUB, inclui a construção de um estaleiro, uma base de operação, a construção de quatro submarinos convencionais e, claro, do submarino à propulsão nuclear Almirante Álvaro Alberto.
"O estaleiro já está construído, fica em Itaguaí, ao lado da NUCLEP. Dois submarinos convencionais estão prontos: o Riachuelo, que está em operação, e o Humaitá, ainda em fase de testes", informou Barbieri. "Os próximos submarinos convencionais serão entregues em 2024 e 2025 e o nuclear em 2029."
© Folhapress / Eduardo AnizelliMilitares da Marinha na cerimônia de entrega do submarino S-40 Riachuelo, no Complexo Naval de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, em 1º de setembro de 2022
Militares da Marinha na cerimônia de entrega do submarino S-40 Riachuelo, no Complexo Naval de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, em 1º de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2023
Militares da Marinha na cerimônia de entrega do submarino S-40 Riachuelo, no Complexo Naval de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, em 1º de setembro de 2022
Em função de alegadas animosidades entre setores militares e o partido do presidente da República, houve quem duvidasse da manutenção do projeto no governo Lula 3. Para reafirmar seu compromisso, Lula visitou o Complexo Naval de Itaguaí na semana passada e garantiu a manutenção dos investimentos na área de defesa.
© Folhapress / Bianca GuilhermeO presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita ao Complexo Naval de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, em 22 de março de 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita ao Complexo Naval de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, em 22 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita ao Complexo Naval de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, em 22 de março de 2023
"O programa foi criado no governo Lula, durante as gestões dos ministros [da Defesa] Jobim e Mangabeira Unger", lembrou Barbieri. "A visita de Lula a Itaguaí, com uma comitiva grande de deputados e senadores, é um sinal claro de que o projeto é visto como estratégico e terá apoio."
Apesar do envolvimento do Palácio do Planalto ser essencial para a execução do PROSUB, ele pode trazer a reboque a lógica do toma-lá-dá-cá. Segundo o jornal Estado de São Paulo, deputados do Centrão disputam nomeações para a diretoria da NUCLEP, empresa essencial para a construção do submarino nuclear brasileiro.
© Folhapress / Alan MarquesO segurança da NUCLEP, José Lins, passando por dentro de equipamento para montagem do vaso de contenção do reator nuclear de Angra 3 (foto de arquivo).
O segurança da NUCLEP, José Lins, passando por dentro de equipamento para montagem do vaso de contenção do reator nuclear de Angra 3 (foto de arquivo).  - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2023
O segurança da NUCLEP, José Lins, passando por dentro de equipamento para montagem do vaso de contenção do reator nuclear de Angra 3 (foto de arquivo).
"A NUCLEP é peça-chave no programa PROSUB. Ela fabrica a estrutura do reator nuclear e a estrutura do submarino", explicou Barbieri. "É um dos poucos lugares do mundo que faz estruturas metálicas de alta capacidade e resistência. E não só para o Brasil, a NUCLEP exporta serviços de manutenção para vários países."

Desenvolver do zero

O projeto do submarino nuclear brasileiro é frequentemente criticado por repetidos atrasos na sua conclusão. Barbieri alerta, no entanto, para a complexidade de desenvolver um projeto desta monta do zero.
"Não é só uma questão de recursos. A verdade é que não é fácil desenvolver uma tecnologia do zero, sem receber dos outros. Montar o submarino, fazê-lo funcionar, colocar na água de forma que ele opere corretamente é um processo complexo, e assim foi para todos os países", considerou Barbieri.
Além disso, a obtenção de submarinos nucleares por parte de países não detentores de tecnologia nuclear militar incomoda algumas potências mundiais, alerta o especialista.
"O submarino nuclear é uma arma estratégica que só seis países do mundo têm. Os países detentores não vão querer que mais países a obtenham", declarou Barbieri. "O submarino nuclear é equipado com armamentos convencionais, mas, ao obter essa tecnologia, o país está atingindo um novo patamar no seu desenvolvimento de tecnologias nucleares."
© Foto / Flickr.com / Marinha dos EUASubmarino nuclear USS Albany (SSN-753) (imagem referencial)
Submarino nuclear USS Albany (SSN-753) (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2023
Submarino nuclear USS Albany (SSN-753) (imagem referencial)
Enquanto o Brasil luta para avançar nesse projeto complexo, países como a Austrália recebem a tecnologia de mão beijada por parte de potências como EUA e Reino Unido. Acordo firmado no âmbito da aliança AUKUS promete transferir submarinos nucleares para Camberra.
"Precisamos questionar até que ponto esse submarino será realmente australiano e se haverá de fato transferência de tecnologia", apontou Barbieri.
Segundo o especialista, a Austrália vai adquirir o produto pronto, e obter ganhos como conhecimento sobre como operar e manter um submarino nuclear.
© AP Photo / Stefan RousseauO primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, à direita, o presidente norte-americano Joe Biden e o primeiro-ministro da Austrália Anthony Albanese, à esquerda, reunidos na base naval de Point Loma em San Diego, EUA, em 13 de março de 2023, no quadro do AUKUS, o pacto trilateral de segurança entre a Austrália, o Reino Unido e os EUA.
O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, à direita, o presidente norte-americano Joe Biden e o primeiro-ministro da Austrália Anthony Albanese, à esquerda, reunidos na base naval de Point Loma em San Diego, EUA, em 13 de março de 2023, no quadro do AUKUS, o pacto trilateral de segurança entre a Austrália, o Reino Unido e os EUA. - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2023
O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, à direita, o presidente norte-americano Joe Biden e o primeiro-ministro da Austrália Anthony Albanese, à esquerda, reunidos na base naval de Point Loma em San Diego, EUA, em 13 de março de 2023, no quadro do AUKUS, o pacto trilateral de segurança entre a Austrália, o Reino Unido e os EUA.
De fato, o acordo prevê o treinamento de membros da Marinha australiana em bases dos EUA e do Reino Unido. A partir de 2030, a Austrália poderá comprar três submarinos nucleares norte-americanos da classe Virginia, com opção para adquirir mais dois, informou a BBC.
"A Austrália será basicamente uma operadora, e não desenvolvedora de submarinos nucleares", acredita Barbieri. "Esse não é o caso do Brasil. Nós estamos desenvolvendo o nosso próprio submarino."
"A Marinha luta a ferro e fogo, sem recursos, sem apoio político durante muitos períodos, em especial durante os governos neoliberais da década de noventa, para desenvolver a tecnologia", concluiu o especialista.
Nesta segunda-feira (27), o presidente da NUCLEP, Carlos Henrique Silva Seixas, se reuniu com o comandante da Força de Submarinos da Marinha, contra-almirante Manoel Luiz Pavão Barroso, no Complexo Naval de Itaguaí para debater os rumos do projeto do submarino nuclear brasileiro. A reunião foi realizada após a visita do presidente Lula ao local, em 22 de março, acompanhado dos ministros da Defesa, José Múcio, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, entre outros.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала