- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia espera que Suécia anuncie vereditos sobre explosões no Nord Stream, diz Kremlin

© AP Photo / Guarda Costeira da Suécia / HandoutGasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) após fuga de gás, 28 de setembro de 2022
Gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) após fuga de gás, 28 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2024
Nos siga no
A Rússia espera que a Suécia anuncie os vereditos e decisões sobre as explosões dos gasodutos Nord Stream (Correntes do Norte), disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta terça-feira (6).
"É claro que estamos aguardando com interesse quaisquer vereditos e decisões que serão tomadas", disse Peskov, respondendo à questão sobre se a Rússia chegou a receber quaisquer dados sobre a investigação.
A promotoria sueca disse na segunda-feira (5) que até o final desta semana vai decidir se encerra a investigação ou se apresenta acusações no caso de sabotagem do Nord Stream. Anteriormente, a Embaixada da Rússia em Estocolmo afirmou que a Suécia não conseguiu identificar os autores dos ataques aos gasodutos durante o ano passado, o que demonstrou a incompetência das autoridades suecas.
Os gasodutos Nord Stream, construídos para transportar gás sob o mar Báltico da Rússia para a Alemanha, foram atingidos por explosões em setembro de 2022. A agência de operação do Nord Stream disse que os danos não tinham precedentes e era impossível estimar o prazo para as reparações. A Suécia, bem como a Dinamarca, Alemanha e Noruega, iniciou investigações sobre as explosões, mas excluiu a Rússia do processo, o que levou Moscou a lançar a sua própria investigação. As autoridades russas caracterizaram os ataques como terrorismo internacional.
Até agora, nenhum resultado oficial das investigações foi anunciado, mas o jornalista investigativo norte-americano vencedor do Prêmio Pulitzer, Seymour Hersh, publicou um artigo em fevereiro de 2023 dizendo que as explosões foram organizadas pelo governo dos EUA com a assistência das autoridades da Noruega. Washington negou qualquer envolvimento no ataque.
Durante sua sessão conjunta de perguntas e respostas Linha Direta e coletiva de imprensa anual em 14 de dezembro, o presidente russo Vladimir Putin disse que os gasodutos Nord Stream provavelmente foram explodidos pelos Estados Unidos.
Exposição em homenagem ao 82º aniversário do desfile militar na Praça Vermelha, com Kremlin no fundo, em Moscou, Rússia, foto publicada em 5 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2024
Panorama internacional
Kremlin: autoridades da UE demonizam a Rússia para desviar a atenção de seus problemas econômicos
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала