- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Finlândia diz que 'atividade externa' danificou gasoduto e cabo no Báltico; OTAN prontifica ajuda

© AFP 2023 / Mikko StigEsta foto mostra um funcionário operando uma válvula em uma estação de compressão do gasoduto marítimo Balticconnector em Inkoo, Finlândia (foto de arquivo)
Esta foto mostra um funcionário operando uma válvula em uma estação de compressão do gasoduto marítimo Balticconnector em Inkoo, Finlândia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Nos siga no
Vazamento foi detectado no gasoduto Finlândia-Estônia na manhã de domingo (8). Presidente do país falou com secretário-geral da OTAN, e a aliança disse que está compartilhando informações e pronta para ajudar Helsinque.
Um gasoduto submarino e um cabo de telecomunicações que conectam a Finlândia e a Estônia sob o mar Báltico foram danificados no que pode ter sido um ato deliberado, disse o governo finlandês nesta terça-feira (10).
O gasoduto começou a vazar no fim de semana na zona econômica exclusiva filandesa, e pessoas familiarizadas com o assunto disseram hoje (10) que a investigação está apurando um possível caso de sabotagem, segundo a Bloomberg.
O presidente, Sauli Niinisto, disse que o vazamento foi causado por uma "fonte externa".
"É provável que os danos tanto no gasoduto como no cabo de comunicação sejam o resultado de atividades externas. A causa dos danos ainda não está clara, a investigação continua em cooperação entre a Finlândia e a Estônia", disse Niinisto em um comunicado.
Já o primeiro-ministro, Petteri Orpo, disse que aumentará a segurança do país em infraestruturas críticas, mas garantiu que o fornecimento de energia da Finlândia permaneceu estável e que os danos ao cabo de telecomunicações não afetaram a conectividade geral do país.
"Faz sentido aumentar a nossa segurança de abastecimento e proteger infraestruturas críticas. O sábio se prepara. Se algo assim, até agora inexplicável, acontecer, então também poderá acontecer novamente", afirmou Orpo acrescentando que "é muito cedo para tirar conclusões sobre quem ou o que causou os danos".
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que a aliança estava compartilhando a sua informação sobre os danos e está pronta para apoiar os aliados envolvidos. A Finlândia aderiu à aliança militar em abril, enquanto a Estônia é membro desde 2004.
O gasoduto dica entre Inkoo, na Finlândia, e Paldiski, na Estônia, atravessa o golfo da Finlândia, um braço do mar Báltico que se estende para leste em águas russas e termina no porto de São Petersburgo.
Confira mapa da área das explosões no Nord Stream - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Multimídia
Confira mapa da área das explosões no Nord Stream
Em 2022, os maiores gasodutos Nord Stream que atravessam o mar Báltico entre a Rússia e a Alemanha foram danificados por explosões que as autoridades consideraram atos deliberados de sabotagem.
Apesar de claramente ter sido um ato de sabotagem, as investigações na ONU não avançaram e até hoje Moscou pede respostas daqueles que deveriam investigar quem foram os responsáveis.
Entretanto, no último dia 27, o Kremlin, através de seu porta-voz, Dmitry Peskov, disse que o ataque terrorista aos gasodutos foi, de alguma forma, organizado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала