- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

União Africana pede fim da 'interferência externa' em meio à crise civil na Líbia

© AP Photo / Yousef MuradForças leais e Fathi Bashagha participam de demonstração militar na Líbia, em agosto de 2022 (foto de arquivo)
Forças leais e Fathi Bashagha participam de demonstração militar na Líbia, em agosto de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2024
Nos siga no
País que enfrenta uma devastadora guerra civil desde 2011, a Líbia ainda foi arrasada pelas fortes enchentes no fim do ano passado, quando registrou mais de 11 mil mortes. Nesta segunda-feira (5), a União Africana pediu o "fim da interferência externa" para ajudar a região a retomar a normalidade.
A revolta que levou a uma guerra civil que já dura quase 13 anos no país começou quando a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) apoiou a derrubada e morte do líder Muammar Kadhafi, que inclusive já foi aliado próximo dos Estados Unidos e da Europa.
Porém, diante do poder central vago, milícias começaram a competir pelo controle do governo em conflitos que abalam a Líbia até hoje. Atualmente, o país está dividido entre duas administrações: uma com sede em Trípoli, a oeste, e outra no leste apoiada pelo líder militar Khalifa Haftar.
Na reunião especial sobre a Líbia nesta segunda-feira, a União Africana lembrou a importância de apoiar os esforços para que o país retome a normalidade. "Os membros reiteraram seu apoio ao processo político empreendido pela Líbia com o objetivo de conduzir a eleições gerais, permitindo um governo unificado", disse o ministro das Relações Exteriores do Congo, Jean-Claude Gakosso, em um comunicado final.
Manifestantes queimam uma bandeira dos EUA durante um protesto na capital da Líbia, Trípoli, em 17 de outubro de 2023, em apoio aos palestinos, depois que um ataque aéreo atingiu o hospital batista al-Ahli, no centro de Gaza, matando centenas de pessoas - Sputnik Brasil, 1920, 26.10.2023
Panorama internacional
Parlamento da Líbia ordena que embaixadores ocidentais deixem o país
Já o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, lembrou que a crise na Líbia "já perdura por muito tempo e custou caro ao seu povo", além de alimentar o crescimento do terrorismo na região do Sahel.
Também no comunicado final, a entidade voltou a apelar "para que todos os atores externos cessem de interferir nos assuntos internos da Líbia, que afetam os interesses fundamentais do povo líbio, suas aspirações legítimas e estabilidade, paz e desenvolvimento". Uma reunião de reconciliação inter-líbia está agendada para ocorrer em 28 de abril em Sirte, na Líbia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала