- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Crise no mar Vermelho eleva demanda por frete ferroviário via Rússia, diz mídia

© AP Photo / Czarek SokolowskiVisão geral da China Railway Express, linha ferroviária da China para a Europa, durante a inauguração, em 20 de junho de 2016
Visão geral da China Railway Express, linha ferroviária da China para a Europa, durante a inauguração, em 20 de junho de 2016  - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2024
Nos siga no
Empresas aumentaram pedidos para utilizar a rota que liga a China à Europa, através da Rússia, como alternativa ao transporte de mercadorias.
Os ataques perpetrados por milícias houthis no mar Vermelho, rota crucial para o fluxo de comércio global, levaram a um interesse crescente em rotas alternativas, como a ferrovia que liga a China à Europa, passando pelo extremo oriente da Rússia.
Segundo um artigo publicado pela emissora CNBC, empresas responsáveis pelo envio de mercadorias registraram um aumento na procura e reserva de transporte pela rota. O texto destaca que o trânsito ferroviário atrai transportadoras por ser mais barato que o frete aéreo, e mais rápido que as rotas marítimas alternativas.
A RailGate Europe, que transporta mercadorias, incluindo móveis, brinquedos, roupas e peças automotivas da China, através da Rússia, para países europeus, disse à CNBC que o tempo de trânsito é "significativamente melhor" do que a via marítima. A viagem dura entre 14 e 25 dias dependendo da origem e do destino, segundo a diretora de desenvolvimento de negócios da empresa, Julija Sciglaite.
Pessoas passam por uma filial da rede de varejo britânica Marks & Spencer em Londres. A Marks & Spencer alertou que as interrupções no transporte causadas por ataques a navios no mar Vermelho atrasariam as novas coleções de roupas. Reino Unido, 18 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2024
Panorama internacional
Economia britânica é mais afetada da Europa pelos ataques houthis no mar Vermelho, diz levantamento
No entanto, algumas empresas têm manifestado preocupações sobre o envio de mercadorias por via ferroviária através da Rússia. "Desde que o conflito na Ucrânia começou, muitas empresas tiveram medo de transportar suas cargas através da Rússia, pois o comboio passava [por] parte do território russo", disse Sciglaite à CNBC.
"Desde que a guerra começou, o número de reservas [para transporte pela via através da Rússia] diminuiu significativamente, mas no último ano está se recuperando devido ao bom tempo de trânsito e aos preços", disse ela, acrescentando que a procura por trânsito ferroviário aumentou desde que os houthis começaram a atacar navios no mar Vermelho.
As reservas para a rota ferroviária China-Europa aumentaram 37% nas últimas quatro semanas, segundo Igor Tambaca, diretor-gerente da empresa de logística holandesa Rail Bridge Cargo.

"A procura por transporte ferroviário explodiu", disse ele ao canal, acrescentando que isso se deve à situação no mar Vermelho.

De acordo com a CNBC, a União Europeia (UE) permite o transporte ferroviário de mercadorias sancionadas através da Rússia, enquanto o transporte rodoviário de produtos sancionados é proibido. Itens militares, no entanto, não podem ser transportados através da Rússia em nenhuma rota.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала