- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Militares dos EUA destroem míssil antinavio prestes a ser lançado no norte do Iêmen

© AFP 2023Membros da Guarda Costeira do Iêmen afiliados aos houthis patrulham o mar Vermelho, em solidariedade ao povo palestino, em 4 de janeiro de 2024, em meio aos conflitos contínuos entre Israel e o grupo militante Hamas em Gaza
Membros da Guarda Costeira do Iêmen afiliados aos houthis patrulham o mar Vermelho, em solidariedade ao povo palestino, em 4 de janeiro de 2024, em meio aos conflitos contínuos entre Israel e o grupo militante Hamas em Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2024
Nos siga no
As forças militares dos Estados Unidos destruíram míssil antinavio pronto para o lançamento em uma área no norte do Iêmen, controlada pelo movimento Ansar Allah (houthis), conforme anunciou o Comando Central dos EUA (CENTCOM).
O ataque ocorreu na madrugada de domingo (4), no horário local, visando neutralizar a ameaça representada pelo míssil de cruzeiro preparado para ser lançado contra embarcações no mar Vermelho, afirmou o Comando em suas redes sociais.
A ação foi justificada pela necessidade de proteger os navios da Marinha dos EUA e navios mercantes na região.
Em 19 de novembro, os houthis, que controlam o Norte do Iêmen e são apoiados pelo Irã, anunciaram decisão de atacar navios relacionados a Israel no golfo de Áden e no mar Vermelho, em resposta à ofensiva israelense em Gaza.
Pessoas passam por uma filial da rede de varejo britânica Marks & Spencer em Londres. A Marks & Spencer alertou que as interrupções no transporte causadas por ataques a navios no mar Vermelho atrasariam as novas coleções de roupas. Reino Unido, 18 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2024
Panorama internacional
Economia britânica é mais afetada da Europa pelos ataques houthis no mar Vermelho, diz levantamento
Desde então, têm ocorrido vários ataques com drones, mísseis antinavio e mísseis de cruzeiro, levando as empresas de navegação a desviar as rotas e aumentar os custos de transporte.
Em resposta a essas ameaças, os EUA lançaram uma operação multinacional com a participação de mais de 20 países, buscando proteger a segurança nessa área estratégica para o comércio internacional. No entanto, os houthis continuaram seus ataques, desafiando as ações coordenadas.
Desde meados de janeiro, os EUA intensificaram os ataques contra alvos do Ansar Allah no Iêmen, algumas vezes em coordenação com o Reino Unido.
Apesar das retaliações, líderes do movimento afirmam que a agressão não os deterá de atacar navios ligados a Israel enquanto os conflitos persistirem na Faixa de Gaza.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала