- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Líder polonês é pressionado por duvidar que Ucrânia possa tomar Crimeia: 'Historicamente com Rússia'

© AFP 2023 / Wojtek RadwanskiO presidente da Polônia, Andrzej Duda, fala durante a cerimónia formal de tomada de posse do novo primeiro-ministro e dos membros do seu governo no Palácio Presidencial em Varsóvia, Polônia, em 13 de dezembro de 2023
O presidente da Polônia, Andrzej Duda, fala durante a cerimónia formal de tomada de posse do novo primeiro-ministro e dos membros do seu governo no Palácio Presidencial em Varsóvia, Polônia, em 13 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2024
Nos siga no
Presidente postou em rede social procurando acalmar polêmica após falar sobre capacidade ucraniana de tomar a Crimeia. Enquanto isso, agricultores poloneses prometem greve entre 9 de fevereiro e 10 de março contra políticas no setor a favor da Ucrânia.
Após ser duramente criticado por comentários sobre a Crimeia, o presidente polonês, Andrzej Duda, postou uma mensagem em sua conta no X neste sábado (3) dizendo que "todos nós estamos ombro a ombro por uma Ucrânia livre, soberana e independente".
Na sexta-feira (2), quando questionado em uma entrevista se acreditava que Kiev seria realmente capaz de tomar a Crimeia, afirmou: "É difícil para mim responder a essa pergunta".

"Não sei se [a Ucrânia] recuperará a Crimeia […]", disse ele acrescentando que "é um lugar especial [...] também por razões históricas. Porque na verdade, se olharmos historicamente, esteve nas mãos da Rússia durante a maior parte do tempo", declarou o presidente de acordo com a Reuters.

Logo após suas declarações, o embaixador da Ucrânia na Polônia, Vasily Zvarich, criticou a interpretação de Duda e disse que "a Crimeia é a Ucrânia: é e continuará a ser". O chanceler polonês, Radoslaw Sikorski, membro da nova coligação governamental pró-europeia que tem estado em desacordo com Duda também criticou o líder, segundo a mídia.
Varsóvia tem sido um dos mais ferrenhos apoiadores de Kiev desde o começo da operação russa, entretanto, vem enfrentando fortes protestos de seus agricultores devido as regras impostas ao setor a favor dos ucranianos, o que comprometeu seu próprio mercado.
Um pássaro pousa em um campo de trigo enquanto uma colheitadeira faz a colheita na região de Cherkassy. Ucrânia, em 25 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2024
Panorama internacional
UE desfere duro golpe em agricultores poloneses em benefício da Ucrânia, diz ministro polonês
Ontem (2), membros do setor disseram, através do sindicato polonês Solidariedade, que planejam uma greve geral para próxima sexta-feira (9) com um bloqueio nas passagens de fronteira entre a Polônia e a Ucrânia.

"A nossa paciência esgotou-se. A posição de Bruxelas no último dia de janeiro de 2024 é inaceitável para toda a nossa comunidade agrícola. Além disso, a passividade das autoridades polonesas [...] em relação à importação de produtos agrícolas e produtos alimentares da Ucrânia não nos deixa outra escolha senão declarar uma greve geral", afirmou o sindicato em um comunicado datado de quinta-feira (1º) e citado pela mídia.

O Solidariedade disse que, além do bloqueio de cruzamentos com a Ucrânia, planejou bloqueios intermitentes de estradas em todo o país entre 9 de fevereiro e 10 de março.
Em uma organização separada, agricultores poloneses bloquearam anteriormente uma importante passagem de fronteira com a Ucrânia desde novembro do ano passado, mas o protesto foi suspenso em 6 de janeiro, após o novo governo ter concordado com as suas exigências.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала