- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Caminhoneiros voltam a bloquear fronteira entre Polônia e Ucrânia mesmo com proibição de protestos

© AP Photo / Karl RitterCaminhões parados na fronteira entre a Polônia e a Ucrânia contrários à passagem de grãos ucranianos pelo território em direção aos demais países da Europa. Korczowa, 9 de dezembro de 2023
Caminhões parados na fronteira entre a Polônia e a Ucrânia contrários à passagem de grãos ucranianos pelo território em direção aos demais países da Europa. Korczowa, 9 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2023
Nos siga no
Apesar de o governo ter proibido novos bloqueios no posto de controle da fronteira entre a Polônia e a Ucrânia, manifestantes ligados às transportadoras polonesas voltaram a impedir a passagem de veículos pela região nesta segunda-feira (11). A informação foi confirmada à Sputnik pelo político Rafal Meckler, uma das lideranças do movimento.
Durante a manhã, o ministro da Infraestrutura da Ucrânia, Aleksandr Kubrakov, chegou a confirmar o fim dos bloqueios na fronteira, porém os manifestantes retornaram ao posto de controle na sequência sob a justificativa de que um dos caminhões havia quebrado no local.
"Mais e mais manifestantes estão vindo para Dorohusk [cidade polonesa fronteiriça]. Será uma longa noite", disse Rafal Meckler nas redes sociais. Também foram compartilhadas imagens que mostram outro trecho da estrada bloqueado por um trailer. "Ele quebrou bem no meio da estrada", acrescentou.
Caminhões fazem fila em autoestrada e bloqueiam o acesso à passagem da fronteira polonesa-ucraniana em Dorogusk, Polônia, 6 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Panorama internacional
Polônia não faz nada enquanto motoristas bloqueiam postos fronteiriços com a Ucrânia, diz Kiev

Fila de caminhões chegou a 50 km

Há pelo menos um mês, caminhoneiros e agricultores poloneses realizam protestos na fronteira com a Ucrânia e também bloqueiam pontos de controle rodoviário. A fila de caminhões no lado da Polônia chegou a alcançar 50 km no momento mais crítico do ato, e cerca de 20 mil veículos estavam parados.
Entre as exigências dos manifestantes estão a suspensão de licenças para o transporte internacional entre a Ucrânia e a União Europeia (UE) no país, o que tem prejudicado comerciantes poloneses.
A Associação Internacional de Transportes da Ucrânia informou que os poloneses são contrários à concorrência que foi criada no país por conta da liberação da passagem dos veículos com produtos ucranianos.

As relações entre os dois países estão cada vez mais complicadas, após meses de apoio quase incondicional da Polônia à Ucrânia na operação militar especial russa. Um dos motivos é o embargo por Varsóvia aos cereais ucranianos, mais baratos e que faziam concorrência com os alimentos produzidos no país.

A passagem de fronteira entre a Polônia e a região de Kaliningrado, na Rússia, está fechada, em Goldap, Polônia, 7 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2023
Panorama internacional
Kiev prepara provocação contra a Polônia para culpar a Rússia, diz governador de Kherson
Em 15 de setembro, a Comissão Europeia decidiu não estender as restrições à importação de quatro tipos de produtos agrícolas ucranianos a vários países fronteiriços, mas obrigou Kiev a introduzir medidas de controle das exportações. Depois disso, autoridades de Eslováquia, Hungria e Polônia anunciaram que iriam prorrogar a proibição unilateralmente.
Já a Ucrânia apresentou uma queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC). Como resposta, os três países da UE anunciaram que iriam boicotar as reuniões da plataforma de coordenação sobre os cereais ucranianos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала