- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Caminhoneiros eslovacos se unem a poloneses em bloqueio de fronteira: 'Catastrófico', diz Ucrânia

© Twitter / ReproduçãoCaminhões na fronteira entre Polônia e Ucrânia, 1º de dezembro de 2023
Caminhões na fronteira entre Polônia e Ucrânia, 1º de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2023
Nos siga no
O Sindicato dos Transportadores da Eslováquia iniciou a ação ontem (1º) na única passagem do país para o transporte de mercadorias, estendendo os bloqueios ao longo da fronteira Polônia-Ucrânia.
Os caminhoneiros eslovacos exigem que a União Europeia reverta uma decisão tomada durante o conflito de afrouxar as regras de licenciamento para os caminhoneiros ucranianos.

A perturbação da concorrência teve um "impacto devastador no mercado de transportes eslovaco, mas também nos mercados de outros Estados vizinhos e em toda a UE", afirmou o sindicato em um comunicado citado pela agência Bloomberg.

A organização – que avaliará se uma reunião dos ministros dos transportes da UE em Bruxelas na próxima segunda-feira (4) atenderá às suas demandas – disse que o bloqueio durará até novo aviso.
Caminhoneiros poloneses começaram a bloquear três passagens com a Ucrânia no dia 6 de novembro, provocando engavetamentos de dezenas de milhares de veículos em ambos os lados da fronteira sob temperaturas congelantes. Dois motoristas ucranianos morreram.
O governo ucraniano acusou a Polônia de inação, uma vez que o comércio é perturbado enquanto o país se encontra em conflito, mas Varsóvia apontou o dedo a Kiev.
Caminhões fazem fila em autoestrada e bloqueiam o acesso à passagem da fronteira polonesa-ucraniana em Dorogusk, Polônia, 6 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Panorama internacional
Polônia não faz nada enquanto motoristas bloqueiam postos fronteiriços com a Ucrânia, diz Kiev
Na sexta-feira (1º), a Ucrânia disse que cerca de 2.100 caminhões que tentavam entrar no país foram bloqueados no lado polonês e que o efeito está sendo "catastrófico", afirmando que ucranianos estão pensando em fazer greve de fome se a situação não melhorar.

"Bloqueio do tráfego na fronteira entre a Polônia e a Ucrânia: a situação é catastrófica! Os motoristas ucranianos estão numa situação tão terrível que planejam fazer greve de fome se a situação não melhorar!", disse Dmitry Lubinets, comissário do parlamento ucraniano para os Direitos Humanos em um comunicado citado pelo canal France 24.

O sindicato disse que o bloqueio não afetará a ajuda humanitária e militar, a pecuária, o combustível e os produtos frescos. O transporte comercial será permitido a uma escala de quatro caminhões por hora, disse.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала