- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Estados Unidos atacam míssil antinavio houthi no Iêmen

© Foto / Ansar Allah MediaDesfile de drones houthis
Desfile de drones houthis - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2024
Nos siga no
O Comando Central dos EUA anunciou que lançou ataques contra um míssil antinavio houthi no Iêmen, sob alegação de neutralizar ameaça iminente ao transporte marítimo no mar Vermelho.
O ataque ocorreu na madrugada de sábado (27), quando as forças do Comando detectaram o míssil preparado para lançamento. O comunicado destaca que o projétil representava "ameaça para embarcações comerciais e navios da Marinha dos EUA na região".
O movimento Ansar Allah (houthis), que mantém controle sobre parte do Iêmen, declarou anteriormente, em 19 de novembro, sua intenção de atacar qualquer navio associado a Israel, em resposta aos ataques israelenses à Faixa de Gaza.
O grupo também instou outros países a retirarem suas tripulações desses navios e evitarem a proximidade no mar.
Desfile de drones houthis - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2024
Panorama internacional
Houthis discutem em Moscou esforços internacionais para fim da guerra na Faixa de Gaza
Os ataques houthi com drones, mísseis antinavio e mísseis de cruzeiro no mar Vermelho levaram grandes empresas de navegação a desviar suas rotas, aumentando inevitavelmente os custos do transporte.
Apesar do lançamento da operação multinacional Guardião da Prosperidade pelos EUA, com a participação de mais de 20 países, para proteger a segurança na região crucial para o comércio internacional, os houthis continuam tais ataques.
Desde meados de janeiro, os EUA, em coordenação com o Reino Unido e outros aliados, têm realizado várias rondas de ataques contra alvos do grupo Ansar Allah no Iêmen. Os houthis condenam esses ataques como atos de barbárie terrorista e agressão premeditada, alegando que não têm justificativa.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала