- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Houthis discutem em Moscou esforços internacionais para fim da guerra na Faixa de Gaza

© Foto / Ansar Allah MediaDesfile de drones houthis
Desfile de drones houthis - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2024
Nos siga no
Representantes do movimento Ansar Allah, os houthis, que governam a região norte do Iêmen, discutiram em Moscou nesta quinta-feira (25) medidas para intensificar os esforços internacionais, a fim de encerrar a guerra na Faixa de Gaza. Os bombardeios israelenses já provocaram a morte de mais de 25 mil palestinos.
A delegação houthi, liderada por Mohammad Abdul Salam, foi recebida pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov.

"Discutimos a situação na região, especialmente o genocídio condenado por nós em Gaza, e a necessidade de intensificar os esforços internacionais para pressionar os Estados Unidos e Israel a encerrá-lo", observou Abdul Salam.

Para o representante, os EUA deveriam "parar a agressão contra Gaza e enviar ajuda humanitária, em vez de provocar a militarização do mar Vermelho".
Além disso, de acordo com o chefe da delegação houthi, as discussões em Moscou também abordaram os "últimos acontecimentos nas negociações com a Arábia Saudita, mediadas pelo Sultanato de Omã em relação ao desenvolvimento do processo político iemenita".
O movimento Ansar Allah, que controla a maior parte da costa do mar Vermelho do Iêmen no norte, já havia alertado sobre a intenção de atacar quaisquer navios associados a Israel, pedindo que outros países retirem suas tripulações e evitem se aproximar da região. A medida ocorreu em retaliação à guerra em Gaza.
Militantes houthis disparam no ar durante reunião para mobilizar mais combatentes, em Sanaa, Iêmen, 1º de agosto de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2024
Panorama internacional
EUA pedem à China que ajude a conter ataques houthis no mar Vermelho, diz mídia
Segundo os houthis, as ações no mar Vermelho visam ajudar os palestinos e não prejudica a liberdade de navegação na região. Porém, nas últimas semanas, os Estados Unidos e o Reino Unido iniciaram uma operação militar na região, o que pode provocar uma escalada do conflito para toda a região.
O membro do Conselho Político Superior de Ansar Allah, Muhammad Ali al-Houthi, chamou as medidas de barbárie terrorista e agressão intencional e injustificada.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала