- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Alemanha assume responsabilidade pelos crimes cometidos no cerco a Leningrado

© Sputnik / Mikhail Klimentyev / Acessar o banco de imagensSoldado fica em guarda em frente ao monumento "Pedra da Fronteira", erguido em memória dos soldados da Grande Guerra pela Pátria que lutaram no cerco a Leningrado. 18 de janeiro de 2023
Soldado fica em guarda em frente ao monumento Pedra da Fronteira, erguido em memória dos soldados da Grande Guerra pela Pátria que lutaram no cerco a Leningrado. 18 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2024
Nos siga no
A Alemanha reconheceu e assumiu total responsabilidade histórica pelos crimes cometidos pelas tropas nazistas durante o cerco à cidade soviética de Leningrado, hoje São Petersburgo, durante a Segunda Guerra Mundial. A declaração foi feita pelo Ministério das Relações Exteriores alemão neste sábado (27).
"A Alemanha trabalha ativamente para preservar a memória dos atrozes crimes de guerra alemães cometidos durante a Segunda Guerra Mundial e defende expressamente a sua responsabilidade histórica pelos crimes cometidos em Leningrado pela Wehrmacht alemã", afirmou a pasta em um comunicado.
Neste sábado comemora-se o aniversário de 80 anos da libertação de Leningrado. Mais de 1 milhão de pessoas morreram devido aos ataques alemães, fome e frio durante os 872 dias que durou o certo. "Fome, horror e sofrimento incomensurável", declarou o ministério.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante cerimônia de colocação de flores durante 80º aniversário da libertação completa de Leningrado do bloqueio nazista durante a Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial, compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados), no memorial Rubezhny Kamen, cidade de Kirovsk, região de Leningrado, Rússia, 27 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2024
Panorama internacional
Putin: crimes hitleristas não têm prazo de validade, foram atrocidades, não ações de combate (VÍDEO)
Em conjunto com uma declaração de 2019, a Alemanha financiou a modernização de um hospital em São Petersburgo e organiza encontros de jovens com os sobreviventes do cerco como forma de "fortalecer e transmitir a memória".
Leningrado foi isolada pelas tropas alemãs nazistas e aliadas em 8 de setembro de 1941. O cerco foi rompido em 18 de janeiro de 1943, mas só foi totalmente levantado um ano depois, em 27 de janeiro de 1944.
Em outubro de 2022, o Tribunal da Cidade de São Petersburgo reconheceu as ações dos nazistas durante o cerco de Leningrado como um crime de guerra e genocídio do povo soviético. O número de pessoas que morreram em consequência do bloqueio foi de pelo menos 1.093.842.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала