- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Guerra em Gaza tem motivos financeiros que a grande mídia não cobre, diz ex-analista da CIA

© AFP 2023 / Menahem KahanaSoldados israelenses em um comboio de veículos blindados retornando do território palestino, em 15 de janeiro de 2024
Soldados israelenses em um comboio de veículos blindados retornando do território palestino, em 15 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2024
Nos siga no
Israel tem continuado a sua estratégia de não desistir da guerra contra os militantes do Hamas na Faixa de Gaza, apesar da indignação global com o enorme número de civis mortos, com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometendo pressionar pela "vitória completa".
Israel vê "um interesse econômico real" em Gaza, e isso explica por que não importa a extensão da indignação global e a campanha militar de Tel Aviv no enclave sitiado continua, disse o ex-analista da CIA e cofundador do grupo Veteran Intelligence Professionals for Sanity, Ray McGovern, à Sputnik.

"Os israelenses veem um interesse econômico real em dominar Gaza. E é por isso, claro, que [o primeiro-ministro Benjamin] Netanyahu deixou bem claro: não, eles não têm intenção de deixar Gaza. Ela vai fazer parte de Israel, a menos que [israelenses] sejam confrontados por pessoas que considerem importante defender os palestinos e vão agir para acabar com o genocídio que está ocorrendo neste momento, e que o nosso governo, os Estados Unidos, não está apenas permitindo, mas fornecendo armas e outros apoios políticos", disse McGovern.

No final de dezembro, a administração Biden contornou o Congresso e aprovou mais armas e munições para Israel. O pacote foi aprovado através de uma determinação de emergência e cobriu uma venda no valor de US$ 147,5 milhões (cerca de R$ 727,8 milhões), tudo isso em meio aos apelos retóricos de Washington para o fim das mortes de civis no território.

'Campos ricos em gás offshore'

"Do lado econômico, que é muito importante, claro, Israel tem um interesse primordial em proteger os seus 'direitos' às águas territoriais de Gaza, onde existem ricos campos de gás na costa. Israel reivindica a propriedade exclusiva dessas águas territoriais. E há esse projeto para um gasoduto do Mediterrâneo Oriental que permitiria a Israel exportar para Itália e para outros lugares da União Europeia [UE] o gás natural que apreendeu pela força militar aos palestinos em Gaza. E isso é algo que você realmente não vê na grande imprensa aqui, não é?", questionou o especialista.
"Portanto, genocídio é genocídio e, a menos que isso seja interrompido, Israel não só lucrará com 'segurança adicional' por um tempo, mas também lucrará com uma 'reivindicação' melhor ou uma reivindicação semi ou quase legal sobre a costa de Gaza, que, como as pessoas sabem, é muito rica em depósitos de gás", sublinhou McGovern.
O presidente egípcio Abdel-Fattah al-Sisi fala durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente francês após as conversações no Cairo, em 25 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2024
Panorama internacional
'Israel atrasa ajuda à Gaza para aumentar pressão sobre acordo de reféns', diz presidente do Egito
À medida que a guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza continua, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu insiste que "não comprometerá o controle total israelense" sobre Gaza, afirmando no dia 20 de janeiro que "isso é contrário a um Estado palestino".
À medida que as Forças de Defesa de Israel (FDI) intensificam os ataques à cidade de Khan Yunis, e a situação trágica aumenta implacavelmente o número de mortos civis, qualquer acordo viável sobre um cessar-fogo e a libertação dos cerca de 130 reféns ainda mantidos em cativeiro pelo Hamas ainda está por ser acordado. Até agora, os militares israelenses não conseguiram derrotar o grupo militante em Gaza, que enfrenta perdas de tropas e de equipamento, enquanto os protestos globais que condenam o "genocídio" contra os palestinos não mostram sinais de abrandamento.

No dia 7 de outubro, o movimento palestino Hamas lançou um ataque de foguetes em grande escala contra Israel a partir da Faixa de Gaza, enquanto os seus combatentes violavam a fronteira. Como resultado, mais de 1.200 pessoas em Israel foram mortas e cerca de 240 foram raptadas. Israel lançou ataques retaliatórios, ordenou um bloqueio total de Gaza e lançou uma incursão terrestre no enclave palestino com o objetivo declarado de eliminar o Hamas e resgatar os reféns. Mais de 25 mil pessoas foram mortas até agora em Gaza como resultado de ataques israelenses, disseram as autoridades locais.

Olhando para o futuro, McGovern sugeriu que "muito dependerá do resultado do genocídio em Gaza, se isso poderá continuar ou se nós [os Estados Unidos] finalmente diremos [...] 'chega de armas até que você pare o assassinato em Gaza'", concluiu o especialista.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала