- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Conflito israelo-palestino: quase todos os democratas no Senado dos EUA apoiam solução de 2 Estados

© AP Photo / J. Scott ApplewhiteO Capitólio dos EUA é visto através de uma janela do mais antigo prédio do Senado norte-americano, o Russell Senate Office Building, em Washington D.C., em 15 de março de 2023
O Capitólio dos EUA é visto através de uma janela do mais antigo prédio do Senado norte-americano, o Russell Senate Office Building, em Washington D.C., em 15 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2024
Nos siga no
Cerca de 96% dos senadores democratas na câmara alta do Congresso dos EUA se expressaram a favor da iniciativa, com um deles explicando que a ideia foi acelerada pelas declarações de Benjamin Netanyahu.
Uma esmagadora maioria dos senadores democratas nos EUA apoiam a criação de um Estado palestino como parte do projeto de segurança nacional norte-americana que inclui a ajuda militar a Israel, cita na quarta-feira (24) o portal Axios.
Assim, 49 dos 51 legisladores do Partido Democrata no Senado pretendem "uma solução abrangente negociada para o conflito israelo-palestino, resultando em dois Estados com israelenses e palestinos vivendo lado a lado em paz".
Trata-se de uma rejeição da vontade de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, que se pronunciou contra a solução de dois Estados, e contra o Hamas, que tem governado a Faixa de Gaza e executou um ataque sangrento em 7 de outubro contra o território israelense, apesar de Tel Aviv ter sido posteriormente responsável por muitas mais mortes.
O ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Faisal bin Farhan al-Saud, participa de uma sessão durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) em Davos, 16 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2024
Panorama internacional
Arábia Saudita diz que não vai reconhecer Israel sem solução para o Estado palestino
"Já estávamos trabalhando nisso como uma legislação independente [...] mas o fato é que as declarações do primeiro-ministro [Netanyahu] na semana passada aceleraram nossos esforços", disse o democrata Brian Schatz aos repórteres.
Segundo ele, trata-se de "uma mensagem para Israel, mas também é uma mensagem para os palestinos [...] é uma mensagem para o mundo de que o único caminho a seguir é uma solução de dois Estados".
"As palavras do primeiro-ministro são obviamente muito relevantes aqui, mas não são a palavra final sobre a questão do futuro de Israel e da Palestina", sublinhou Schatz.
O democrata Bernie Sanders disse ao Axios que está "trabalhando em uma variedade" de emendas à Lei de Segurança Nacional dos EUA relacionadas aos direitos humanos em Gaza. O democrata Chris Van Hollen, por sua vez, mencionou que uma das emendas estabelece que o financiamento militar só poderá ser fornecido a países que não restringem o apoio humanitário.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала