- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministro das Relações Exteriores de Israel propõe a criação de uma ilha artificial para palestinos

© AP Photo / Fatima ShbairMulher palestina busca abrigo em Khan Yunis, cidade destruída parcialmente pelos bombardeios israelenses, em 2 de dezembro de 2023
Mulher palestina busca abrigo em Khan Yunis, cidade destruída parcialmente pelos bombardeios israelenses, em 2 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2024
Nos siga no
Durante as negociações em Bruxelas com colegas europeus, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, sugeriu alocar os palestinos em uma ilha artificial no mar Mediterrâneo, em resposta aos apelos pela criação de um Estado palestino.
A proposta foi reportada pela emissora Al Arabiya nesta segunda-feira (22). Em 2017, uma proposta semelhante foi apresentada pelo país.
Segundo a emissora, Katz realizou conversas separadas com seus homólogos da União Europeia (UE) durante reunião do Conselho dos Negócios Estrangeiros.
Fumaça preta sobe de um ataque aéreo israelense nos arredores de Aita al-Shaab, vila libanesa na fronteira com Israel no sul, em 13 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2024
Panorama internacional
MRE do Líbano afirma que combates na fronteira com Israel só terminam se houver acordo sobre Gaza
Nesse ínterim, o ministro das Relações Exteriores da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Riyad al-Maliki, que também estava presente em Bruxelas, rejeitou a iniciativa da ilha artificial. Al-Maliki informou aos jornalistas que Israel havia sugerido, alguns anos atrás, estabelecer os palestinos em uma ilha grega, acrescentando que eles têm o direito de viver em suas próprias terras.
No início do dia, o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, declarou que o bloco vê a solução de dois Estados como o único plano de paz viável para a Faixa de Gaza que merece discussão.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, expressou sua oposição à solução de dois Estados em várias ocasiões, a qual busca estabelecer um Estado palestino independente na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. No sábado (20), Netanyahu utilizou as redes sociais para reiterar que seu país não comprometerá o controle total da segurança sobre todo o território a oeste do rio Jordão, confessando ser contrário a um Estado palestino.
Protesto toma às ruas de Madrid e pede cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. Barcelona, 20 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2024
Panorama internacional
Mais de 50 mil pessoas protestam na Espanha contra guerra na Faixa de Gaza (VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала