- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia sobre o apoio da Alemanha a Israel em Haia: 'Especialista em extermínio em massa de humanos'

© Foto / Russian Foreign Ministry Press Service / AP PhotoA representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, durante briefing sobre política externa, em Moscou, na Rússia, em 20 de janeiro de 2022
A representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, durante briefing sobre política externa, em Moscou, na Rússia, em 20 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2024
Nos siga no
A Alemanha decidiu apoiar Israel no processo movido na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, pela África do Sul que acusa o país de genocídio contra a população palestina, diante das mais de 25 mil mortes causadas pela guerra só na Faixa de Gaza.
Para a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, a decisão não é uma surpresa, já que o apoio "incondicional" ao país judeu é obrigatório na "ordem internacional baseada em normas" dos Estados Unidos. A declaração aconteceu neste domingo (21).
"A decisão do governo alemão não nos surpreende. Ela ocorre no contexto do apoio incondicional que Berlim sempre prestou a Israel, sem levar em consideração suas consequências", respondeu Zakharova.
Além disso, a representante oficial pontuou que "as elites políticas alemãs parecem ter feito um grande desserviço a Israel".
"Em uma declaração do governo relacionada, Berlim se refere à 'história alemã e ao crime contra a humanidade na forma do Holocausto', reivindicando-se assim como 'especialista' em extermínio em massa de seres humanos", indicou.
#270 Mundioka - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2024
Mundioka
Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel em Haia. E agora?

Alemanha e a culpa histórica

Zakharova afirmou que as ações do governo alemão mostram o contrário de um "arrependimento ativo e admissão incondicional de culpa" com relação aos crimes de guerra do país, diante da recusa a pagar indenizações aos sobreviventes não judeus do cerco à cidade soviética de Leningrado (atual São Petersburgo). Além disso, há grande apoio alemão a Kiev.
Assim, Zakharova denunciou que "mais uma vez, como há 80 anos, nas ações do Berlim oficial, existe uma divisão das pessoas com base na nacionalidade, levada a um novo nível mais sofisticado".
"Berlim decidiu singularizar apenas uma parte de sua culpa histórica para com a humanidade — o Holocausto — e não considerá-la em sua totalidade, mas apenas do ângulo que lhe é favorável", explicou.
"É chocante e indignante que a maior parte dos crimes do Terceiro Reich, incluindo o extermínio de 27 milhões de cidadãos da URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas], não seja considerada pelas autoridades alemãs como motivo de arrependimento", acrescentou.
Para concluir, a representa oficial do Ministério das Relações Exteriores afirmou que o comportamento "inaceitável, ilegal e imoral" do país europeu pode ter consequências "muito graves" para o destino da própria Alemanha, bem como para a Europa e o mundo, "dada a experiência histórica contraditória deste país".
Palestinos passam pela destruição causada por um bombardeio israelense no campo de refugiados de Nusseirat. Faixa de Gaza, 16 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2024
Panorama internacional
Síria apela à comunidade internacional para 'pôr um fim aos crimes e massacres cometidos por Israel'

Acusação de genocídio

Em 29 de dezembro, a África do Sul apresentou um pedido para iniciar um procedimento contra Israel na Corte Internacional de Justiça de Haia em relação a seus atos "de caráter genocida" cometidos na Faixa de Gaza e buscar a suspensão urgente da campanha militar israelense.
Israel rejeitou tais acusações durante as audiências. Já a Alemanha decidiu juntar-se ao processo como terceira parte e apoiou o país judeu. O porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit, declarou na última sexta-feira (19) que seu governo "rejeita firmemente" as acusações de genocídio contra Israel.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала