- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Exército israelense conseguiu eliminar menos de 30% dos combatentes do Hamas, diz mídia

© AP Photo / Ariel SchalitSoldados israelenses avançam em direção à fronteira da Faixa de Gaza, no sul de Israel, em 1º de novembro de 2023
Soldados israelenses avançam em direção à fronteira da Faixa de Gaza, no sul de Israel, em 1º de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2024
Nos siga no
As Forças de Defesa de Israel (FDI) conseguiram eliminar entre 20% e 30% dos combatentes do Hamas, um número muito abaixo do objetivo declarado de Israel de erradicar o movimento que controla a Faixa de Gaza, informou o Wall Street Journal neste domingo (21), citando estimativas da inteligência dos EUA.
Cerca de 10 mil a 11 mil combatentes do Hamas ficaram feridos, informou o jornal, acrescentando que as estimativas das autoridades israelenses excedem esses números. Ao mesmo tempo, as autoridades dos EUA estimaram o número de combatentes do Hamas em cerca de 25 mil a 30 mil antes da escalada do conflito, dizia a matéria.
O movimento palestino ainda tem munições suficientes para organizar ataques contra Israel e as FDI na Faixa de Gaza por mais alguns meses, de acordo com a apuração. O Hamas também estaria alegadamente tentando restaurar as suas unidades policiais em vários distritos de Gaza.
Palestinos evacuam um prédio atingido por bombardeio israelense na cidade de Rafah. Faixa de Gaza, 22 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2024
Panorama internacional
'Não podemos esperar mais 100 dias': Emirados Árabes pedem aos EUA apoio para o cessar-fogo em Gaza
No dia 7 de outubro de 2023, o movimento palestino Hamas lançou um ataque com foguetes em grande escala contra Israel a partir da Faixa de Gaza, enquanto os seus combatentes violavam a fronteira, abrindo fogo contra militares e civis. Como resultado, mais de 1,1 mil de pessoas em Israel foram mortas e cerca de 240 foram raptadas. Israel lançou ataques retaliatórios, ordenou um bloqueio total de Gaza e lançou uma incursão terrestre no enclave palestino com o objetivo declarado de eliminar os combatentes do Hamas e resgatar os reféns. Mais de 25.100 pessoas foram mortas até agora em Gaza como resultado de ataques israelenses, disseram as autoridades locais.
No dia 24 de novembro, o Catar mediou um acordo entre Israel e o Hamas sobre uma trégua temporária e a troca de alguns dos prisioneiros e reféns, bem como a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O cessar-fogo foi prorrogado várias vezes e expirou em 1º de dezembro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала