- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Antissemitismo é crime e ele deve responder por isso!', diz federação israelita sobre José Genoino

© AP Photo / Jose Luis MaganaManifestantes protestam dentro do edifício Cannon House Office, no Capitólio. Washington, D.C., 18 de outubro de 2023
Manifestantes protestam dentro do edifício Cannon House Office, no Capitólio. Washington, D.C., 18 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2024
Nos siga no
Especiais
A recente carta aberta assinada por empresários brasileiros contra a adesão do Brasil à denúncia da África do Sul contra Israel em Haia tem gerado intensa controvérsia.
A repercussão ganhou novo fôlego com as declarações do ex-deputado José Genoino (PT), que propôs um boicote a empresas administradas por judeus em resposta ao manifesto. A posição de Genoino foi fortemente repudiada por diversos setores.
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, fala durante uma conferência de imprensa no final de uma cúpula da União Europeia (UE), na sede da UE em Bruxelas, 27 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.11.2023
Panorama internacional
Olaf Scholz afirma que alemães devem proteger os judeus e enfrentar o antissemitismo

Reações

O presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), Alberto David Klein, destacou que o manifesto já reuniu mais de 24 mil assinaturas e permanece aberto a adesões. Ele enfatizou que a declaração busca restabelecer a verdade diante do que considera um jogo de narrativas que criminalizam Israel.

"O fato é que Israel foi atacado por terroristas que pregam o extermínio de judeus e a eliminação do seu Estado. Os terroristas mataram, sequestraram, estupraram, barbarizaram e fizeram isso gravando e divulgando imagens de todo o horror que praticaram para nos chocar e intimidar. Não é o contrário! Israel não pratica terrorismo", afirmou.

Klein argumentou que, enquanto Israel está se defendendo de ataques que visam a eliminação do seu Estado, os judeus também se preocupam com o aumento de episódios antissemitas no Brasil e no mundo, incluindo ameaças e provocações.

Antissemitismo

No último sábado (20), durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, José Genoino, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), sugeriu um boicote a empresas lideradas por judeus ao criticar o abaixo-assinado feito por empresários contra o apoio do Brasil à investigação de Israel por possível crime de genocídio na Faixa de Gaza, conforme denúncia apresentada pela África do Sul à Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia.
O presidente da FIERJ considerou a fala de Genoino um absurdo sem fim e instou o governo brasileiro a manter o equilíbrio em seus posicionamentos sobre o conflito Israel-Palestina.

"Acabamos de sofrer um ataque por parte do ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino, que vem falar em boicote a empresas administradas por judeus como forma de sanção a Israel. Isso é antissemitismo! É crime! E ele deve responder por isso! Além do que cabe indagar: o que ele quer? Quer comprometer negócios, o emprego e a renda dos brasileiros? Ele não demonstra ter a menor responsabilidade nem respeito por ninguém. É um absurdo sem fim isso que ele falou!", disparou.

Fepal critica carta

Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), criticou a carta aberta assinada por empresários, caracterizando-a como "esdrúxula" e questionando a moralidade daqueles que a endossam. Ele argumentou que há uma seletividade histórica em relação ao conflito Israel-Palestina, destacando um suposto processo contínuo de limpeza étnica na Palestina.
Rabah rejeitou a narrativa de que Israel mata civis devido ao uso de "escudos humanos" e destacou as estatísticas alarmantes sobre o número de crianças e civis palestinos mortos.
O ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Faisal bin Farhan al-Saud, participa de uma sessão durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) em Davos, 16 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2024
Panorama internacional
Arábia Saudita diz que não vai reconhecer Israel sem solução para o Estado palestino

"Quando as pessoas se dão ao luxo de assinar um texto esdrúxulo como esse, questionando a apuração de um genocídio claro e televisionado, não há que se ater ao questionamento de sua moralidade, que beira a degeneração. Então não vamos perder tempo com isso, embora possamos desejar que algumas delas arrisquem autocrítica e arrependimento, que as levará à melhor reflexão e a descolar-se dessa peça genocida", criticou.

O presidente da Fepal criticou fortemente a possível visita de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF) a Israel, considerando-a suspeita e imoral. Ele sugeriu que os ministros se declarem impedidos em futuros julgamentos relacionados ao conflito, alegando a busca de amordaçamento daqueles que denunciam os crimes israelenses na Palestina.
Tal visita, que deve ocorrer nesta semana, faz parte de um convite das entidades Confederação Israelita do Brasil (Conib) e StandWithUs Brasil.

Divergências

"Aceitar o convite de organização como a Conib, que busca calar a opinião divergente, como fazem na perseguição atroz […] ao jornalista Breno Altman para impedir que um judeu antissionista denuncie o sionismo e os crimes de Israel, é suspeita. Porque a busca, no Brasil, de amordaçamento dos que denunciam os crimes israelenses na Palestina se faz justamente no aparelho judiciário brasileiro", sublinhou Rabah à Sputnik Brasil.

Por meio de nota, a Conib repudiou a declaração do ex-deputado. "A Conib repudia veementemente declarações do ex-deputado José Genoino que, em live para o site Diário do Centro do Mundo (DCM), pediu boicote contra 'empresas de judeus'. É uma fala antissemita, e o antissemitismo é crime no Brasil", escreve a nota.
As declarações de ambos os lados evidenciam a profunda divisão de opiniões sobre a questão Israel-Palestina no Brasil. Enquanto o manifesto empresarial busca influenciar a posição do governo brasileiro, as críticas de Genoino e a reação da Fepal destacam a sensibilidade e a complexidade do tema, apontando para desafios iminentes na esfera jurídica e social do país.
Soldados israelenses após ataque que localizou uma extensa rede de túneis usada pelo Hamas. Faixa de Gaza, 15 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2024
Panorama internacional
Conselheiro da Casa Branca planeja visitar o Egito e Catar para discutir Faixa de Gaza

Posicionamentos

A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) disse: "Além de criminosa, a fala antissemita de Genoino remete à filosofia de Adolf Hitler. O boicote a judeus foi a primeira ação coordenada do regime nazista contra os judeus na Alemanha."
A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria (BRIL Chamber) também repudiou as declarações do ex-deputado José Genoino pedindo boicote a empresas de judeus e companhias vinculadas ao Estado de Israel.

"É uma fala antissemita, que remonta ao começo da perseguição do regime nazista aos judeus, e deve ser repudiada por todos. A fala de Genoino, sem conhecimento dos benefícios desta relação comercial, é também contrária aos interesses do Brasil e da população brasileira. Trata-se de dois países democráticos, independentes, com benefícios comerciais recíprocos", diz a nota.
Soldados israelenses avançam em direção à fronteira da Faixa de Gaza, no sul de Israel, em 1º de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2024
Panorama internacional
Israel propõe trégua de 2 meses ao Hamas por libertação de reféns, diz mídia

Entenda o caso

O ex-presidente do PT, José Genoino, propôs um boicote a empresas dirigidas por judeus ou relacionadas ao estado de Israel durante uma transmissão do canal DCM no sábado (20). A sugestão foi feita enquanto Genoino e os apresentadores do programa "Sabadão DCM", professor Viaro e Fernando Drummond, discutiam mensagens dos espectadores.
Ao mencionar um comentário que pedia "Palestina livre e fora Magazine Luiza. Minha grande decepção, Luiza Trajano", o professor Viaro contextualizou a mensagem criticando o manifesto assinado por empresários que se opõem ao apoio do Brasil à investigação de Israel por genocídio.
Genoino, ao comentar o episódio, sugeriu o boicote a empresas específicas de judeus, destacando a ideia de rejeição e boicote por motivos políticos que afetam interesses econômicos como uma abordagem interessante. O petista expressou essa proposta como uma maneira de responder à postura das empresas envolvidas no manifesto.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала