- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Países do Báltico aprovam construção de 'zona de defesa comum' da Rússia

© AP Photo / James HeintzHomens pescam perto das fortalezas de Narva, Estônia (à esquerda), e Ivangorod, Rússia (à direita), 24 de maio de 2023
Homens pescam perto das fortalezas de Narva, Estônia (à esquerda), e Ivangorod, Rússia (à direita), 24 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2024
Nos siga no
A Estônia, Letônia e a Lituânia acordaram a criação de instalações defensivas fronteiriças devido a "uma possível ameaça da Rússia".
A Estônia, Letônia e a Lituânia decidiram construir uma linha de defesa em sua fronteira oriental, comunicou o Ministério da Defesa da Estônia.

"Os ministros da Defesa da Estônia, Letônia e Lituânia aprovaram a criação de uma zona de defesa comum no Báltico ao longo da fronteira entre a Rússia e Belarus", diz o comunicado.

Os ministros assinaram na sexta-feira (19) um acordo segundo o qual os três países planejam criar uma Zona de Defesa do Báltico composta por várias instalações destinadas a deter e proteger contra ameaças militares em um futuro próximo.
Cerca que bloqueia o acesso ao posto fronteiriço, vazio e fechado, de Nuijamaa, entre a Rússia e a Finlândia. Lappeenranta, Finlândia, 18 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2023
Panorama internacional
'Se for apropriado', fecharemos a fronteira com a Rússia, diz premiê da Noruega
Hanno Pevkur, ministro da Defesa da Estônia, chamou a zona de um projeto cuidadosamente pensado.

"O conflito na Ucrânia mostrou que, além de equipamentos, munição e pessoal, também precisamos de instalações de defesa na fronteira para proteger a Estônia desde o primeiro metro", disse ele, embora excluindo a colocação de explosivos, arame farpado e outros elementos de vedação em tempos de paz.

Segundo o jornal estoniano Postimees, Tallinn pretende construir cerca de 600 bunkers na fronteira oriental do país para o caso de "uma possível ameaça da Rússia".
Em novembro, as autoridades estonianas instalaram barreiras de concreto adicionais conhecidas como "dentes de dragão" em Narva, na fronteira com a Rússia.
Além disso, Leo Kunnas, um parlamentar estoniano do Partido Popular Conservador opositor, sugeriu na semana passada o uso de minas antipessoal na construção de defesas fronteiriças.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала