- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN fortalece fronteira oriental com caças F-16 e sistemas de defesa antiaérea, diz mídia

© AP Photo / Ministério da Defesa da Coreia do SulBombardeiros B-1B dos EUA (no centro) voam em formação com caças F-35A da Coreia do Sul (abaixo) e caças F-16 dos EUA (no topo) sobrevoando a península coreana na Coreia do Sul, 19 de fevereiro de 2023
Bombardeiros B-1B dos EUA (no centro) voam em formação com caças F-35A da Coreia do Sul (abaixo) e caças F-16 dos EUA (no topo) sobrevoando a península coreana na Coreia do Sul, 19 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Nos siga no
Os membros da OTAN no Leste Europeu têm respondido à ameaça russa através do envio de tropas e reforço de equipamentos, incluindo caças e defesas antiaéreas, relata Newsweeek.
Nas últimas semanas, membros da OTAN anunciaram medidas para combater a ameaça da Rússia em meio a preocupações de que o conflito ucraniano poderia se espalhar para o território da aliança, observa publicação.
Na semana passada, Bucareste anunciou que moveria seus sistemas de defesa antiaérea para mais perto de seus povoados no Danúbio, separados pelo rio da Ucrânia, e colocar nesta área postos militares de observação e patrulhas adicionais.
Bucareste tomou essas medidas após a Força Aérea dos EUA enviar quatro caças F-16 para a base aérea de Fetesti na Romênia para reforçar as patrulhas aéreas na zona do mar Negro.
Por sua vez, os Estados bálticos da Estônia e da Letônia, que compartilham uma fronteira com a Rússia e se juntaram à aliança em 2004, concordaram em 11 de setembro com um acordo de US$ 1,1 bilhão (R$ 5,57 bilhões) para adquirir um sistema de defesa antiaérea IRIS-T de médio alcance da fabricante alemã Diehl.
O outro Estado báltico e membro da OTAN, a Lituânia, anunciou em 29 de setembro que planejava instalar uma barreira física perto de sua fronteira com a Rússia e a aliada russa Belarus, diz a publicação.
Além disso, a Romênia e os EUA realizaram os exercícios militares marítimos Sea Breeze 23.3 entre 11 e 15 de setembro no mar Negro e no delta do rio Danúbio, em zonas sob a responsabilidade da Marinha romena, com a participação de representantes da Ucrânia e de outros países aliados.
O presidente dos EUA, Joe Biden, dá as boas-vindas ao presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, no gramado sul da Casa Branca, em Washington, D.C., em 21 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2023
Panorama internacional
EUA querem implementar protocolos da OTAN e privatizar bancos na Ucrânia, segundo documento secreto
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала