- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Premiê de Israel já não esconde escalada na guerra contra Hamas: 'Estamos atacando o Irã'

© Abir SultanPrimeiro-ministro Benjamin Netanyahu durante conferência de imprensa sobre a guerra contra o Hamas. Tel Aviv, 28 de outubro de 2023
Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu durante conferência de imprensa sobre a guerra contra o Hamas. Tel Aviv, 28 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2024
Nos siga no
O primeiro-ministro de Israel acusa Teerã de apoiar grupos militantes "dos houthis ao Hezbollah e ao Hamas".
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que está fazendo todos os esforços possíveis para "impedir que o Irã obtenha armas nucleares" e que Israel já está realizando ataques diretos à República Islâmica.
Respondendo à pergunta de um repórter em Tel Aviv, na quinta-feira (18), sobre a razão pela qual Israel está conduzindo ataques contra representantes do Irã, em vez de atacar diretamente o Irã, Netanyahu respondeu: "Quem diz que não estamos atacando o Irã, estamos atacando."
Israel afirma que o Irã esteve envolvido na conspiração do dia 7 de outubro, quando cerca de 1.200 israelenses foram mortos e muitos foram feitos reféns no ataque surpresa do Hamas perto de Gaza. Israel retaliou bombardeando o enclave palestino com artilharia e ataques aéreos, deixando até agora cerca de 24 mil mortos, segundo autoridades de saúde locais. A operação visa exterminar o grupo militante, diz Israel.
Israel já acusou abertamente o Irã de ajudar o Hamas "com dinheiro, treino, armas, conhecimento tecnológico" e inteligência.
"O Irã está por trás disso. Estamos em conflito com o Irã. Não imagine o que o Irã pode fazer conosco, para nos destruir", disse Netanyahu. Israel só vai concordar com um acordo que lhe permita obter o controle de segurança sobre toda Gaza, acrescentou Netanyahu.
O Irã negou qualquer papel no ataque do Hamas a Israel, com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Nasser Kanani, a dizer que tais acusações foram "baseadas em razões políticas".
Tropas das Forças de Defesa de Israel (FDI) em meio a bairro totalmente destruído pelos bombardeios. Faixa de Gaza, 21 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2024
Panorama internacional
Irã anuncia que se juntará à África do Sul no processo contra 'ações genocidas' de Israel na CIJ
Netanyahu acrescentou que "o Irã é a cabeça do polvo e você vê seus tentáculos por toda parte, desde os houthis até o Hezbollah e o Hamas".
O Irã tem sido amplamente visto por Israel e pelos EUA como a principal potência desestabilizadora no Oriente Médio, fornecendo supostamente armas, conhecimentos militares e treino ao Hamas em Gaza, ao Hezbollah no Líbano e aos rebeldes houthis no Iêmen.
Os EUA alegaram anteriormente que o Irã está "profundamente envolvido" nos ataques houthis a navios comerciais no mar Vermelho, alegando que forneceu aos rebeldes drones, mísseis e informações de inteligência. Teerã negou a alegação, insistindo que "grupos de resistência" estão agindo de forma independente e "não recebem ordens de Teerã para confrontar os crimes de guerra e o genocídio cometidos por Israel".
Israel raramente admite publicamente que ataca diretamente o Irã, mas a República Islâmica tem sido alvo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu durante os seus vários mandatos no poder.
Em dezembro, o ex-primeiro-ministro israelense Naftali Bennett revelou que Israel tinha atacado uma base de veículos aéreos não tripulados (VANT) no Irã e assassinado um alto comandante do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica. Bennett, que foi primeiro-ministro israelense de junho de 2021 a junho de 2022, fez a admissão em um artigo de opinião publicado no The Wall Street Journal.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала