- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel recusa proposta dos EUA e da Arábia Saudita para 2 Estados: 'Impor algo que nos prejudica'

© AFP 2023 / Jacquelyn MartinO primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, dentro do Kirya, que abriga o Ministério da Defesa de Israel, após reunião em Tel Aviv. Israel, 12 de outubro de 2023
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, dentro do Kirya, que abriga o Ministério da Defesa de Israel, após reunião em Tel Aviv. Israel, 12 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.01.2024
Nos siga no
Benjamin Netanyahu rejeitou a proposta do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que faria a Arábia Saudita normalizar as relações com Israel em troca de Tel Aviv concordar em fornecer aos palestinos um caminho para a criação de um Estado.
Segundo um relatório publicado pelo canal NBC News hoje (18), os Estados Unidos estão se articulando para a criação de um Estado palestino, ação enfatizada com a visita de Blinken na semana passada à região.
De acordo com o relatório da NBC, Netanyahu disse na semana passada que não estava preparado para fazer um acordo que permitisse dois Estados. O secretário norte-americano respondeu que o Hamas não pode ser removido apenas por meios militares, e que o fracasso de Tel Aviv em reconhecer isso levará à repetição da história.
O premiê israelense disse hoje (18) que a criação de um Estado palestino é uma ideia que ele está disposto a bloquear e pontuou que a maioria dos cidadãos israelenses também se opõe à criação, segundo o jornal The Times of Israel.

"Portanto, isso contradiz a ideia de autogoverno [para os palestinos]. E daí? Digo essa verdade aos nossos amigos americanos e também impedi a tentativa de nos impor uma realidade que prejudicaria a segurança de Israel", afirmou em uma coletiva de imprensa.

No entanto, o premiê prometeu que isso não impedirá Tel Aviv de expandir o círculo de paz a novos países árabes, "juntamente a nossos amigos americanos", fazendo referência ao plano de normalização israelense com a Arábia Saudita.
Contudo, as autoridades sauditas reiteraram, ainda nesta quinta-feira (18), que a normalização com Israel dependerá da criação de um caminho para um Estado palestino.
O Ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Príncipe Faisal bin Farhan Al-Saud, participa de uma sessão durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, em 16 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2024
Panorama internacional
Arábia Saudita condiciona normalização das relações com Israel à Solução de 2 Estados
Mas na visão do governo israelense, em qualquer acordo possível, "Israel deve manter o controle de segurança sobre todo o território a oeste do rio Jordão". Da conversa com Blinken, o único pedido com o qual Netanyahu concordou foi que Israel não lançasse um grande ataque contra o Hezbollah no Líbano, relata a NBC.
Passados mais de 100 dias desde o início da guerra na Faixa de Gaza, as autoridades palestinas dizem que o número de mortos no território ultrapassou os 24.400. A maioria era composta por mulheres e crianças, segundo os dados citados pela rede de televisão Euronews. Do lado israelense, cerca de 1.300 pessoas morreram desde o começo do conflito.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала