- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Arábia Saudita condiciona normalização das relações com Israel à Solução de 2 Estados

© AFP 2023 / Fabrice CoffriniO Ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Príncipe Faisal bin Farhan Al-Saud, participa de uma sessão durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, em 16 de janeiro de 2024
O Ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Príncipe Faisal bin Farhan Al-Saud, participa de uma sessão durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, em 16 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2024
Nos siga no
Nesta terça-feira (16) durante o Fórum Econômico de Davos, o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, afirmou que o país está interessado na normalização das relações com Israel, desde que isto venha acompanhado da Solução de Dois Estados para a questão palestina.
"Concordamos que a paz regional inclui a paz para Israel, mas isso só poderia acontecer através da paz para os palestinos através de um Estado palestino", disse o ministro Faisal bin Farhan Al Saud.
"O que Israel está fazendo agora é colocar em risco as perspectiva de paz e segurança regional", ressaltou Faisal, se referindo a campanha militar israelense contra o Hamas na Faixa de Gaza e as prisões de palestinos na Cisjordânia.
Segundo o ministro saudita, é necessário que haja um cessar-fogo de ambas as partes. Este, em suas palavras, seria um "ponto de partida para a paz" no Oriente Médio.
Antes de 7 de outubro, Israel e Arábia Saudita estavam em vias de normalizar suas relações diplomáticas sob mediação dos Estados Unidos. Com os ataques do Hamas e a subsequente campanha militar israelense contra os palestinos, as conversas foram encerradas pelo reino saudita.
Aprovada pela ONU em 1947, a Solução de Dois Estados prevê a criação de um Estado israelense e um Estado palestino nas fronteiras anteriores a 1967, antes das ocupações israelenses na Cisjordânia, Faixa de Gaza e Colinas de Golã.
Pessoas chegam ao primeiro dia do Fórum Econômico Mundial, em Davos, em meio à neve. Suíça, 15 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024
Panorama internacional
Ausência de Lula e autoridades do Sul Global refletem Fórum Econômico Mundial 'relegado a 2º plano'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала