- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã anuncia que se juntará à África do Sul no processo contra 'ações genocidas' de Israel na CIJ

© AP Photo / Ohad ZwigenbergTropas das Forças de Defesa de Israel (FDI) em meio a bairro totalmente destruído pelos bombardeios. Faixa de Gaza, 21 de dezembro de 2023
Tropas das Forças de Defesa de Israel (FDI) em meio a bairro totalmente destruído pelos bombardeios. Faixa de Gaza, 21 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2024
Nos siga no
O Irã apresentará à Corte Internacional de Justiça (CIJ) um pedido para participar como terceiro auxiliar no julgamento da África do Sul contra Israel, acusado de cometer genocídio contra os palestinos, disse o vice-presidente da República Islâmica para Assuntos Jurídicos, Mohamad Dehghan.

"Assim que a África do Sul apresentou a reclamação, constituímos uma comissão […] e, em breve, apresentaremos uma queixa contra Israel ao Tribunal Internacional de Justiça [TIJ] representando uma terceira denúncia", disse Dehghan aos jornalistas, citado pela agência Tasnim.

O vice-presidente acrescentou que o Irã não apresentou sua exigência de forma independente, pois isso "significaria reconhecer Israel como um Estado".
Nos dias 11 e 12 de janeiro, a CIJ realizou audiências sobre o processo da África do Sul contra Israel, acusado de violar a Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio na Faixa de Gaza.
Israelenses do partido People's Protest Haifa nas ruas para pedir a saída de Netanyahu, 13 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2024
Panorama internacional
Netanyahu diz que África do Sul apoia 'os novos nazis'; israelenses vão às ruas pedir 'eleições já'

Sem previsão de término, crise humanitária se agrava

As operações militares israelenses no enclave palestino persistem desde 7 de outubro, quando o movimento Hamas coordenou um ataque que matou mais de 1,1 mil pessoas em Israel.
Em resposta, Tel Aviv declarou oficialmente guerra ao Hamas, iniciando bombardeios devastadores e operações militares terrestres, matando mais de 20 mil palestinos.
Após uma trégua de sete dias, mediada por Egito, Catar e EUA, os combates recomeçaram em 1º de dezembro.
O ministro da Justiça e Serviços Correcionais da África do Sul, Ronald Lamola, no centro, e o ministro adjunto palestino de Assuntos Multilaterais, Ammar Hijazi, terceiro à direita, discursam à mídia fora do Tribunal Internacional de Justiça em Haia, Países Baixos, 11 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2024
Panorama internacional
Em 1ª sessão na CIJ, África do Sul diz que Israel deixa Gaza 'à beira da fome'; países reagem
Em outubro de 2023, a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) chegou a aprovar uma resolução da Jordânia que pedia cessar-fogo imediato, mas foi rejeitada por Israel e pelos EUA. O embaixador israelense da organização chegou a dizer que ela não possuía legitimidade para interferir no conflito.
O enclave passa por uma grave crise humanitária, com dezenas de milhares de pessoas sem água potável e acesso à comida. Cerca de 85% da população de Gaza, 2,3 milhões de pessoas, tiveram de fugir de casa por culpa da guerra.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала