- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: processo de exportação de gás dos EUA põe em questão segurança energética do país

© CC BY 2.0 / Flickr / Frans BerkelaarNavio de gás natural liquefeito (foto de arquivo)
Navio de gás natural liquefeito (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2024
Nos siga no
Alguns funcionários da administração Biden estão pressionando pela revisão do processo de aprovação para o licenciamento de novos terminais de gás natural liquefeito (GNL).
De acordo com o Financial Times (FT), a indústria do gás natural dos EUA está em alerta máximo enquanto a administração Biden reconsidera a forma como licencia novos e enormes terminais de exportação para o combustível, diante da pressão dos ativistas climáticos que intensificam a luta pela transição energética, contra as infraestruturas de energia fóssil.
A construção de terminais de GNL ao longo do golfo do México e das encostas atlânticas colocou os EUA acima do Catar como o principal exportador mundial de GNL depois que Washington convenceu os países europeus a pagar mais caro pelo combustível em substituição ao fornecimento confiável de Moscou por causa das sanções lançadas pelo Ocidente contra a Rússia em função do conflito ucraniano.
Os terminais multibilionários também se tornaram alvos para ativistas climáticos que argumentam que permanecem dependentes de combustíveis fósseis que aquecem o planeta há décadas e intensificam os efeitos da crise climática.
Em plena campanha de reeleição, Biden precisa lidar com os ativistas que instaram o Departamento de Energia dos EUA a atualizar a forma como decide se os novos projetos de exportação de GNL são de "interesse público".
Tais autorizações, para exportar GNL para países que não possuem um acordo de comércio livre com os EUA, têm sido rotineiras desde que os primeiros projetos foram propostos, há mais de uma década. Alguns responsáveis de Biden pressionavam agora por uma revisão significativa do processo de aprovação, argumentando que havia uma melhor compreensão do impacto ambiental causado pelas fugas e emissões nas infraestruturas, disse uma fonte à apuração.
Caminhão passa por jazidas petrolíferas perto da Cidade de Karnes, Texas, EUA, 1º de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2024
Panorama internacional
Políticas petrolíferas de Biden ameaçam criar nova crise energética nos Estados Unidos, indica mídia
Ainda segundo o FT, os executivos da indústria dizem que tal revisão serviria como uma moratória de fato sobre novos projetos e alertaram para as graves consequências resultantes.
Para o executivo-chefe da Venture Global, Mike Sabel, "qualquer violação do abastecimento dos EUA teria o mesmo impacto na economia global que uma sanção econômica e causaria efeitos em cascata que vão desde a desindustrialização até a insegurança alimentar".
Alguns ativistas locais no estado da Louisiana e no Texas também protestam contra a expansão do GNL.
Os EUA se tornaram o maior exportador mundial de GNL em 2023. Os seus sete terminais existentes podem produzir até 86 milhões de toneladas por ano, de acordo com a Administração de Informação sobre Energia — o suficiente para satisfazer as necessidades combinadas de gás da Alemanha e da França. Mais cinco projetos em desenvolvimento devem adicionar mais 73 milhões de toneladas por ano e o Departamento de Energia está revendo propostas para pelo menos mais 16.
A campanha dos ativistas destaca um dilema para Biden, que prometeu durante a campanha liderar uma transição para longe dos combustíveis fósseis, mas testemunhou níveis recordes de produção e exportação de petróleo e gás nos EUA.
Em novembro, mais de 60 legisladores democratas apelaram ao Departamento de Energia para reavaliar a forma como determina se os novos projetos de GNL são do interesse público, citando preocupações "climáticas".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала