- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Preço do gás natural sobe na Europa: entenda os fatores que contribuem para a elevação

© Sputnik / Mikhail Kutuzov / Acessar o banco de imagensDólares norte-americanos
Dólares norte-americanos  - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2023
Nos siga no
Os preços do gás natural registraram um aumento de mais de 8% nesta quarta-feira (27), conforme dados da Intercontinental Exchange (ICE).
O custo do gás com entrega prevista para meados de 2024, de acordo com a Title Transfer Facility (TTF), bolsa de valores de gás natural liquefeito (GNL), localizada nos Países Baixos, já é de US$ 429,8 (R$ 2.074) por mil metros cúbicos, aumento referente a 8,4%.
O crescimento dos preços ocorre em um contexto de tensões no Oriente Médio, em especial a escalada do conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.
Além disso, somam-se outros conflitos que preocupam a dinâmica dos preços do gás natural, como os ataques aéreos levados a cabo pelos EUA contra o Hezbollah no Iraque, e os novos ataques dos houthis nas rotas marítimas do mar Vermelho — este último também relacionado ao conflito na Faixa de Gaza.
Por conta das ações dos houthis, navios que viajavam pelo mar Mediterrâneo, passando pelo canal de Suez para acessar o mar Vermelho, precisaram refazer suas rotas, incluindo transportadoras de GNL, o que impacta os preços do produto.
Operadores trabalham na planta de regaseificação Enagss, a maior planta de gás natural liquefeito (GNL) da Europa, em Barcelona, Espanha, 29 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2023
Panorama internacional
Mesmo com sanções, UE importa volume recorde de gás natural liquefeito da Rússia, diz mídia
Nos últimos dois anos, devido às sanções de países europeus contra a Rússia, o canal de Suez se tornou a principal artéria marítima para o transporte de gás natural para a Europa Ocidental.
Apesar das preocupações geopolíticas, a Europa mantém o otimismo para não ser afetada por um novo período de crise no continente, graças ao estoque elevado do combustível.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала