- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Eleição em Taiwan: EUA estão 'gravemente equivocados' ao parabenizar novo líder, afirma China

© AFP 2023 / Sam YehPessoas passam por bandeira taiwanesa na cidade de Nova Taipé, Taiwan, 13 de janeiro de 2024
Pessoas passam por bandeira taiwanesa na cidade de Nova Taipé, Taiwan, 13 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2024
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores da China condenou a declaração do Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, sobre as eleições em Taiwan como violação do princípio de Uma China e envio de um sinal equivocado às forças separatistas da ilha.
Blinken enviou uma mensagem parabenizando o presidente eleito de Taiwan, William Lai, após o resultado neste sábado (13).
Pequim classificou a mensagem como uma violação do compromisso de Washington de manter apenas laços não oficiais com Taiwan.
"Um sinal gravemente equivocado" para aqueles que defendem a independência de Taiwan após o resultado das eleições de sábado, declarou o governo chinês em nota.
Sob essa política, os EUA reconhecem e mantêm laços formais com a China, em vez da ilha de Taiwan, que Pequim considera uma província separatista a ser unificada com o resto do país.
Lai Ching-te, vice-presidente de Taiwan, também conhecido como William Lai (à esquerda), comemora sua vitória na eleição presidencial de Taiwan com sua companheira Hsiao Bi-khim em Taipé, Taiwan, 13 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2024
Panorama internacional
Política de vencedor das eleições de Taiwan pode prejudicar estabilidade das relações com a China
Ontem, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que Washington não apoia a independência de Taiwan, depois de os eleitores taiwaneses voltarem a falar sobre a separação da região, que faz parte da China. Os clamores foram ditos em apoio ao Partido Democrático Progressista, uma vez que o candidato vencedor da eleição local deste sábado (13) é visto, por Pequim, como separatista.
"Não apoiamos a independência", disse Biden aos repórteres da Bloomberg no sábado (13), ao deixar a Casa Branca.
Lai Ching-te, candidato do Partido Progressista Democrático (DPP, na sigla em inglês) e partido governista de Taiwan, venceu a eleição para líder regional com 40,05% dos votos. No entanto, o DPP perdeu 11 assentos no Yuan Legislativo, o parlamento da ilha.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала