- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Foco das tensões entre China e EUA': o que esperar das eleições presidenciais de Taiwan?

© AP Photo / Chiang Ying-yingBandeira de Taiwan é baixada durante cerimônia na Sala Memorial da Praça da Liberdade de Chiang Kai-shek, Taipé, Taiwan, 30 de julho de 2022
Bandeira de Taiwan é baixada durante cerimônia na Sala Memorial da Praça da Liberdade de Chiang Kai-shek, Taipé, Taiwan, 30 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2024
Nos siga no
Taiwan realizará eleições presidenciais e parlamentares em 13 de janeiro. Em grande parte seus resultados determinarão a situação de segurança na região da Ásia-Pacífico e, em particular, as relações entre os dois lados do estreito de Taiwan nos próximos oito anos.
Tradicionalmente, nas eleições de Taiwan a principal rivalidade era entre os dois principais partidos: Kuomintang – o que tende mais para a reunificação com a China, e o Partido Democrático Progressista (PDP) que é a favor da independência da ilha.

A atual líder taiwanesa Tsai Ing-wen, do PDP, tem ocupado o cargo desde 2016, quando venceu as eleições, entretanto os ciclos eleitorais da ilha caracterizam-se geralmente pelas chamadas oscilações políticas – quando o poder passava de um partido para o outro. Vale ressaltar que o anterior líder taiwanês Ma Ying-jeou representava o partido Kuomintang.

Taiwan deu um grande salto no desenvolvimento econômico e tecnológico nas últimas décadas. Atualmente, mais de 60% da produção global de chips vêm de Taiwan, com mais de 90% dos chips de última geração sendo fabricados exclusivamente na ilha. Porém, o salário mínimo em 25 anos subiu menos que o dobro. Ao mesmo tempo, nas maiores aglomerações urbanas, o preço dos imóveis aumentou 180-200% nos últimos 20 anos.
O presidente da China, Xi Jinping, discursa durante visita a Hong Kong, em 30 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2023
Panorama internacional
Reunificação da China com Taiwan é uma inevitabilidade histórica, diz Xi Jinping
Vale destacar que o principal foco de controvérsia entre o partido governante PDP e outros candidatos tem a ver com as relações com a China continental. Tanto a mídia ocidental como a chinesa têm rotulado o PDP de "partido de guerra" já os partidos Kuomintang e o Partido Popular de Taiwan orientados para as relações mais construtivas com a China continental – partidos da paz.
E sob a atual líder de Taiwan, Tsai Ing-wen, tem havido muitos incidentes que exacerbaram as tensões no estreito de Taiwan. O exemplo mais marcante foi a visita da ex-presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan, que fez Pequim realizar um exercício militar em larga escala.
De qualquer forma, os taiwaneses farão sua escolha em 13 de janeiro. Naturalmente, o desenvolvimento futuro da situação regional dependerá não só das autoridades da ilha, mas também do comportamento dos vizinhos e parceiros de Taiwan.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала