- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Taiwan anuncia que confiscará barcos chineses para evitar pesca e ações 'ilegais' da China

© AP Photo / Chiang Ying-yingGuarda Costeira de Taiwan (foto de arquivo)
Guarda Costeira de Taiwan (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 18.12.2023
Nos siga no
A legislatura de Taiwan aprovou uma emenda à lei que permitirá ações mais resolutas e agressivas contra embarcações do continente que entrarem na zona marítima da ilha.
Taipé apreenderá dragas de areia e barcos de pesca da China continental que cruzarem as águas taiwanesas para impedir a mineração ilegal de cascalho e as crescentes incursões de flotilhas civis do outro lado do estreito de Taiwan, relatou nesta segunda-feira (18) o jornal chinês South China Morning Post.
A medida, aprovada também nesta segunda-feira pela legislatura de Taiwan, emenda a Lei sobre a Zona Econômica Exclusiva e a Plataforma Continental. A revisão prevê que "navios ou outras máquinas ou equipamentos usados ilegalmente para a escavação de areia e cascalho na zona econômica exclusiva [de Taiwan] ou na plataforma continental devem ser confiscados, independentemente de quem seja o proprietário das instalações".
A alteração também visa combater a chamada tática de zona cinza imputada a Pequim, que inclui táticas "coercitivas" que não chegam ao nível de ações militares.
Dois balões brancos flutuam perto da bandeira chinesa enquanto o ativista Rev. Patrick Mahoney protesta contra o governo chinês sobre o suposto balão de vigilância chinês que foi abatido sobre os EUA na semana passada, durante uma manifestação do lado de fora da Embaixada da China em Washington, DC, 15 de fevereiro de 202 - Sputnik Brasil, 1920, 18.12.2023
Panorama internacional
Taipé relata sobre balões cruzando o estreito de Taiwan que diz serem da China
Na última década, dezenas de dragas de areia da China supostamente entraram nas águas da ilha para extrair ilegalmente areia do fundo do mar, com intervenções frequentes da Guarda Costeira de Taiwan para impedir isso.
Além de aumentar a pena máxima de prisão por essa violação de cinco para sete anos, os legisladores também dobraram a multa para 100 milhões de novos dólares taiwaneses (R$ 15,73 milhões).

"Com a aprovação da lei revisada na terceira e última leitura de hoje, qualquer draga chinesa envolvida em operações ilegais será confiscada, independentemente de quem seja o proprietário da embarcação", resumiu Kuan Bi-ling, ministra de Assuntos Oceânicos da ilha.

A China não reconhece Taiwan como um Estado independente e promete um dia reintegrar a ilha. Os EUA, apesar de também não considerarem o território formalmente um país, têm relações extensas com ele, incluindo o fornecimento de armas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала