- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente de Taiwan diz que China está 'sobrecarregada demais' para invadir a ilha neste momento

© Foto / Twitter / ReproduçãoPresidente de Taiwan, Tsai Ing-wen
Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2023
Nos siga no
Líder diz que Pequim está cheia de desafios internos. No entanto, afirma que o gigante asiático ainda está "interessado em interferir" nas próximas eleições presidenciais de Taiwan.
Nesta quarta-feira (29), a presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, disse que a China provavelmente não considerará uma grande invasão da ilha por enquanto, embora Pequim esteja tentando influenciar as próximas eleições, segundo o South China Morning Post.

"Penso que a liderança chinesa nesta conjuntura está sobrecarregada demais pelos seus desafios internos. A minha opinião é que talvez este não seja o momento para considerarem uma grande invasão de Taiwan", disse Tsai na cúpula do DealBook, evento que acontece em Nova York em que especialistas se reúnem para debater perspectivas de cooperação entre as economias mais poderosas do mundo.

Tsai estava respondendo a perguntas sobre os riscos de uma invasão, após uma reunião observada de perto entre os presidentes dos Estados Unidos e da China, Joe Biden e Xi Jinping, respectivamente, na Califórnia este mês.
A bandeira nacional de Taiwan está hasteada na frente de dois destróieres da classe Kidd de fabricação americana durante a cerimônia de comissionamento (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2023
Panorama internacional
Político: China está pronta para reunificação pacífica, mas independência de Taiwan significa guerra
O diálogo dos líderes, à margem da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês), visou evitar que as tensões crescentes se transformassem em conflitos. Mas Xi e Biden continuam distantes no ponto crítico de Taiwan, com o líder chinês a dizer ao seu homólogo norte-americano que a reunificação era "imparável".
A China considera Taiwan seu território dentro da política de "uma só China". No entanto, neste momento, Pequim enfrenta desafios econômicos, financeiros e políticos internos, disse Tsai.
Mas Pequim ainda está "interessada em interferir" nas próximas eleições presidenciais de Taiwan, disse Tsai, acrescentando que o gigante asiático está tentando influenciar o resultado a seu favor.

"Todas as grandes eleições em Taiwan desde 1996 testemunharam operações de influência semelhantes por parte da China", disse ela. "Em vez de esperar que Pequim desista das suas tácticas, Taiwan deveria se concentrar no fortalecimento da resiliência da nossa democracia", acrescentou.

Taipé realizará suas eleições presidenciais em janeiro. Tsai não poderá concorrer por já ter cumprido o máximo de dois mandatos estipulados pela legislação.
Militares das Forças Armadas da China no polígono de Alabino na região de Moscou, preparando-se para os Jogos Internacionais de Exército 2015 (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 14.11.2023
Panorama internacional
Diplomata chinês revela como os EUA podem 'aumentar significativamente' o risco de guerra em Taiwan
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала