- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China se opõe à independência de Taiwan e 'à interferência de forças externas', diz Pequim

© AFP 2023 / Sam YehPessoas passam por bandeira taiwanesa na cidade de Nova Taipé, Taiwan, 13 de janeiro de 2024
Pessoas passam por bandeira taiwanesa na cidade de Nova Taipé, Taiwan, 13 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2024
Nos siga no
O porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan da China comentou as recém-concluídas eleições no território autogovernado, que terminou com a vitória do candidato do partido governista, mas com menos assentos no parlamento.
A China se oporá firmemente a quaisquer ações destinadas a promover a independência de Taiwan e à interferência de forças externas nos assuntos internos do país, disse no sábado (13) o porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado chinês, Chen Binhua, comentando os resultados das eleições na ilha.
No início do dia, a Comissão Central de Eleições de Taiwan declarou Lai Ching-te, o candidato do Partido Progressista Democrático (DPP, na sigla em inglês), o partido governista de Taiwan, como o vencedor da eleição para líder regional, com 40,05% dos votos. No entanto, o próprio DPP perdeu 11 assentos no Yuan Legislativo, o parlamento da ilha, em resultado das eleições.
"Aderiremos ao consenso de 1992, que incorpora o princípio de Uma Só China, e nos oporemos firmemente às ações separatistas que visam à independência de Taiwan, bem como à interferência de forças externas", disse Chen Binhua em uma coletiva de imprensa.
Míssil padrão 3 (ou Standard Missile Three, SM-3) da Marinha americana é disparado do USS Shiloh - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Panorama internacional
EUA querem provocar guerra com a China usando os métodos aplicados na Ucrânia, adverte mídia
Pequim trabalhará com todos os partidos políticos e grupos da sociedade de Taiwan para promover intercâmbios e cooperação com a ilha, bem como relações pacíficas com Taipé e a "reunificação da pátria", acrescentou o porta-voz.
"As eleições de hoje na região de Taiwan mostraram que o Partido Progressista Democrático não representa a opinião dominante na ilha. Taiwan é parte da China", comentou Chen.
Nesse sentido, as eleições na ilha não mudarão a direção principal do desenvolvimento das relações entre os dois lados do estreito de Taiwan e "o desejo comum dos compatriotas de ambos os lados do estreito de se tornarem mais próximos", segundo ele.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала